Estralo ou estalo

Toda a Língua Portuguesa, possui uma série de normas, parões de grafia, pronúncia, concordâncias e afins. São tantas informações incluídas, e inúmeras determinações, que se torna um evento muito comum algumas pessoas criarem dúvidas relacionadas ao uso correto de determinadas palavras. Dessa forma acabam se equivocando ou utilizando palavras com mesmo significado.

A dúvida se intensifica quando essas palavras possuem similaridades, podendo ser a escrita, a pronúncia ou até mesmo o significado. São palavras que podem causar conflito de uso, limitando a linguagem parão, e dessa forma não se tem a certeza de que se pode ser incluída em um contexto, por causa do seu significado, ou porque simplesmente está incorreta.

As palavras “estalo e estralo” estão entre os questionamentos sobre uso correto. Qual a palavra está escrita de maneira correta, porém, ambas estão certas, e possuem o mesmo sentido dentro de uma oração. Sempre que houver referência ao ato de rachar algo com ruído, ou acontecer algo subitamente, pode-se utilizar um dos verbos, estalar ou estralar.

Geralmente, a palavra estalar é mais utilizada enquanto é falada. Já o verbo estralar, de pouco uso, aparece nos dicionários como sendo sinônimo a palavra estalar. Ambos possuem origem incerta, tendo como mais provável advir do latim astella junto ao sufixo verbal –ar. Na dúvida de utilização, dependo do local, pode-se optar por estalar, que tem significação mais abrangente.

Exemplos de frases:

  • Sabia que estalar os dedos, deixa-os mais largos?! (Produzir estalo)
  • Ao colocar a vasilha quente sobre a mesa, seu vidro estalou. (Rachar)
  • Acabou o show e logo estalou uma confusão entre rapazes. (Acontecer subitamente)
  • Nossa, estou estalando de tanta sede! (Excesso)
  • Meus joelhos estão estalando de dor. (Latejar)

Dicionário das palavras:
Estalar:
Verbo intransitivo – rachar, fender-se, rebentar com fragor, dar estalo, produzir-se subitamente, crepitar.
Verbo transitivo – quebrar, partir, espedaçar.
Estralar:
O mesmo que estalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.