Endoscopia digestiva alta preço

A evolução da medicina vem auxiliando milhares de enfermos no país e no mundo através de métodos eficazes de diagnósticos e tratamentos. Os exames de análise específica se destacam muito nesse processo, porque são extremamente relevantes para a descoberta de doenças.

Na área de observação gastrointestinal, a endoscopia digestiva alta ou esofagogastroduodenoscopia é um dos procedimentos mais articulados pelos profissionais da saúde, pois visa investigar a situação em que se encontra o duodeno, a mucosa do esôfago e do estômago.

Endoscopia digestiva alta preço
Corpo humano.
(Foto: Reprodução)

Sua articulação costuma ser solicitada quando os pacientes se destinam aos consultórios médicos reclamando sobre quadros de:

» Azia;
» Desconforto abdominal;
» Náuseas;
» Vômitos;
» Problemas de deglutição;
» Dor ao engolir;
» Perda de peso sem explicação.

A sua prescrição também é recomendada para os indivíduos que possuem gastrite, úlceras, cirrose no fígado, distúrbios no aparelho digestivo e doença de Crohn.

Como o exame é executado?

A endoscopia digestiva alta dura entre 5 a 20 minutos, onde um endoscópio é introduzido na boca do paciente, vindo a percorrer pelo esôfago, estômago e duodeno. Na ponta do aparelho encontra-se uma câmera com luz que auxilia na visualização desses órgãos para que as análises sejam promovidas com exatidão.

Pré-exame

O paciente deverá ficar pelo menos oito horas em jejum antes de fazer a endoscopia. Para não sentir nenhum desconforto durante o exame, uma sedação será fornecida.

Observação: Se o paciente possuir problemas alérgicos, cardíacos, respiratórios, neurológicos ou estiver gestante, deverá avisar ao médico para que os cuidados necessários sejam efetuados.

Pós-exame

Devido a sedação provocar tontura e enjoos – em alguns casos -, é relevante que o paciente esteja acompanhado de um adulto que o leve para casa posteriormente. Ao longo do dia é solicitado que ele repouse e evite atividades que exija muita concentração.

Resultado do exame

As anormalidades apresentadas na endoscopia digestiva alta podem evidenciar uma gastrite, esofagite, doença celíaca, varizes esofágicas, refluxo, estreitamento do esôfago, úlceras gástricas ou duodenais, tumores, cânceres e esôfago de Barret.

Preço

Esse procedimento pode ser feito gratuitamente nos hospitais públicos do país (pelo SUS) ou em clínicas particulares, onde seu preço custa em média entre R$ 100,00 à R$ 200,00 reais.

Aviso!

As descrições desse texto são de inteiro uso de pesquisas. Para mais informações, busque orientação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.