Fc Noticias

Durabilidade dos materiais de construção

A durabilidade de todo e qualquer produto, é muito importante no momento de sua obtenção, pois quanto maior ela for, mais benefícios proporcionará ao consumidor, que não terá necessidade de trocar ou realizar  a  reposição do mesmo.

Em relação aos materiais de construção, sua vida útil é caracterizada como um ponto relevante, pois quanto maior tempo ela for, menor é a quantidade de produção de substitutos e resíduos pós-uso, processo que reflete ainda em outros demais fatores, como a diminuição de problemas econômicos, ambientais e sociais.

Representação de uma parede de tijolos.
(Foto: Reprodução)

Os grandes prejuízos de aderir materiais referentes a essa modalidade que tem pequena durabilidade, é o lixo produzido para substituição ou reparação de construções, os gastos de montagem das mercadorias de reposição e mão de obra, a emissão de gases, a destruição de biomas e a geração de milhares de poluentes.

Engenheiros afirmam que materiais de construção com uma excelente vida útil, promove no mercado:

Mesmo tendo preços consideravelmente superiores que os de menor durabilidade, suas vendas estão sempre em alta no comércio. No momento da escolha de marcas, período de vida útil, composição e outras demais particularidades, é essencial que o profissional vise as transformações físico-químicas dos produtos em contato com seu ambiente. Essa observação pode aumentar ainda mais a qualidade da mercadoria, pois a protege das substâncias e elementos que efetuam a sua degradação.

Os produtos que devem receber mais atenção em relação a análise dessas e outras demais particularidades são o cimento, areia, tijolo, lajota, telha, tipos de brita, selantes, impermeabilizantes, proteções e armações metálicas, juntas de dilatação e os materiais de apoio.

Sair da versão mobile