Durabilidade do aço carbono

O aço de carbono é classificado como uma liga metálica, sendo este composto resultado pela combinação de carbono e ferro em quantidades e proporções distintas. Sua manipulação é adicionada em estruturas para proporcionar fortalecimento as peças ou metal resultante.

Este material é considerado pelos fabricantes nacionais e internacionais como o mais rentável de liga e por isso está se tornando cada vez mais procurado no mercado para a realização de diversas atividades e produção de produtos duráveis.

Classificação

A especificação do aço carbono é realizada através do seu grau (faixa de composição química do produto), tipo (processo de desoxidação utilizado), classe (descrição de outros dados relevantes), xx (conteúdo de carbono no aço), letra, número, símbolo e/ou nome. Dentre um dos sistemas mais adotados, podemos citar o SAE-AISI, que detém as seguintes classificações:

Durabilidade do aço carbono
As facas são feitas com alto aço carbono.
(foto Reprodução)

» 10xx: aço carbono comum (Mn : 1,00% máx.).
» 15xx: aço carbono comum (Mn : 1,00 a 1,65%).
» 11xx: aço ressulfurado.
» 12xx: aço ressulfurado e refosforizado.

Durabilidade

A resistência, o tempo de longevidade e as aplicações do aço de carbono vão depender das taxas aplicadas e suas proporções, veja:

Baixo carbono

» Quantidade: no máximo 0,30% de carbono na composição.
» Características: aço de baixo custo, pouca resistência e consistência, flexível, solvável, usinável.
» Aplicações: perfis estruturais, construção civil, chapas automobilísticas, etc.

Médio carbono

» Quantidade: entre 0,30 à 0,60% de carbono na composição.
» Características: Aço de custo médio, com maior resistência e consistência, menor flexibilidade e ductibilidade. Sua qualidade é superior a de baixo carbono, o que garante a sua estrutura suportar tratamento térmico de revenimento e têmpera, porém, necessita de resfriamento elevado e em seções leves.
» Aplicações: engrenagens, equipamentos ferroviários e peças de máquinas que necessitem de elevadas resistências, devido ao desgaste e outros fatores.

Alto carbono

» Quantidade: entre 0,60 a 1,00% de carbono na composição.
» Características: Aço de custo médio e elevado, possui a mais relevada resistência e dureza entre os demais destacados acima, porém, possuem menor flexibilidade.
» Aplicações: facas, serrote, martelo, temperados, revenidos, talheiras, etc.

Observação

Para as peças grandes e que necessitam de um nível de dureza muito elevado, o ultra-carbono é o mais recomendado, porque sua resistência é superior do que a das modalidades destacadas acima e o seu desgaste é bem menor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.