Durabilidade das próteses de quadril

Compreenda que a artoplastia do quadril, necessita de uma prótese de quadril para substituir a articulação original que está com problema. Sendo assim, a prótese de quadril serve para reproduzir a função articular.

A seguir, você verá os tipos de prótese, por conseguinte, é importante entender que cada superfície da prótese é determinada para um tipo de paciente, tudo dependerá da situação e da necessidade de cada caso.

No entanto, todo material usado na prótese, serve para ser fixada ao osso através de cimento ósseo ou sem cimento, dado que as células ósseas mudam-se e grudam na porção externa da prótese.

A prótese de quadril, permite que os pacientes voltem a sua vida normal, podendo realizar a maioria das funções antigas, porém, será necessário respeitar os limites.

Médico

Entenda a seguir, como é constituída a prótese total do quadril

• É constituída por um componente femoral e um componente acetabular
• Existem três tipos de forma para a prótese se ajustar ao osso:

1. Prótese cimentada, que é o uso de cimento ósseo.
2. Prótese Híbrida, que é o uso de cimento no componente femoral e impactação.
3. Prótese sem cimento, crescimento ósseo nos componentes femoral e acetabular.

Durabilidade da prótese do quadril

A durabilidade da prótese do quadril, dependerá de sua superfície, sendo assim, a durabilidade não depende do ajuste da prótese do quadril ao osso. Veja a seguir, os modelos de superfície:

• Prótese com superfície metal polietileno: Primeira prótese a ser realizada, logo, é a mais antiga. Mesmo com muitos estudos e acompanhamentos, ocorre um desgaste, pois a sua estrutura de metal entra em atrito com a de polietileno. O desgaste ocorre na formação de partículas, chamadas de debris.
• Prótese com superfície cerâmica e polietileno: A cerâmica possui atrito menor com o polietileno, logo o desgaste também é menor, evitando a formação de debris, que são partículas que ocasionam inflamações, incluindo a soltura da prótese.
• Prótese com superfície cerâmica-cerâmica: Sua taxa de desgaste é menor, devido ao contato de dois componentes em cerâmica, que são cabeça femoral e liner acetabular. Sendo assim, a durabilidade dessa prótese é maior. No entanto, existe o risco de ruídos na articulação e fraturas da cerâmica.
• Prótese com superfície Metal-Metal: Não é indicado para pacientes em idade gestacional, nem com insuficiência renal crônica ou com histórico de alergia a metais. Porém, essa prótese expõe vantagem em relação ao desgaste, pois o atrito das duas surpefícies são de igual natureza.

IMPORTANTE

• A durabilidade da prótese em pacientes de 65 a 70 anos, tende ser maior, pois o uso da prótese possui menor demanda quando comparado a um paciente jovem, que usará as próteses, por exemplo, em atividades esportivas, logo, existe maior necessidade de durabilidade.
• Os pacientes que optarem pelas próteses de superfícies com cerâmica-cerâmica, metal-metal e metal-cerâmica, obterão melhoria na qualidade de vida, principalmente se tratando das atividades diárias e eliminação da dor, no entanto, a prótese não supri a articulação natural e saudável, logo, a sua durabilidade não é ilimitada.
• Para que as próteses com superfície metal-metal, cerâmica-cerâmica e metal-cerâmica, tenham durabilidade é essencial que o posicionamento dos componentes femoral e acetabular estejam corretos.
• O modelo ideal e perfeito ainda não existe, porém a prótese do quadril tem ganhado cada vez mais atenção para obter uma melhoria significante.
• Entenda que uma prótese de quadril poderá dar ótimos resultados, principalmente quando são feitos por excelentes profissionais que utilizam materiais adequados e de qualidade.
• Nunca deixe de questionar e expor as suas dúvidas a um especialista em cirurgia do quadril, somente ele poderá responder tudo o que necessita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.