Dormir com lentes de contato faz mal

O uso de lentes de contato tem sido cada vez maior, principalmente entre as pessoas mais jovens. Algumas optam pela troca dos óculos de grau pelas lentes como forma de deixar o uso do óculos de grau, que muitas vezes é visto como objeto desconfortável, além de ser capaz de encobrir a face. Outras pessoas escolhem as lentes de contato coloridas para mudar o seu visual, são inúmeras as cores e formatos que diferenciam o olhar representativamente.

A utilização de lentes de contato é muito simples, desde que a mesma esteja adaptada para preencher corretamente o olho. Isto implica na medida ideal da lente de acordo com o olho, que comumente podem vir a apresentar medidas diferentes em cada olho e de uma pessoa para outra. A escolha da lente adequada parte do próprio médico oftalmologista, pois o profissional saberá qual material é mais indicado para o problema de visão que se tenha, além de fazer as medidas da retina e etc.

Existem lentes de diferentes materiais – rígidas e gelatinosas e a mais recente lente que une o centro rígido com as circunferência gelatinosa, esta última é utilizada em casos específicos, as demais servem para diferentes fins. As lentes gelatinosas lentes são oferecidas em dois tipos de uso, o prolongado que é mais fino, e o diário que possui mais resistência. Todas as lentes possuem recomendações de uso que relacionam aos cuidados de higiene.

Lentes de contato
A escolha da lente adequada parte do próprio médico oftalmologista, pois o profissional saberá qual material é mais indicado.

Entre as orientações está o uso de substâncias apropriadas para lentes de contato, essa solução é utilizada para conservar a lente, e também para limpeza. Logo se utiliza soro fisiológico para lavar a lente e depois as mesmas são guardadas na caixinha específica. Isso ajuda a manter a lente úmida, além de agir como esterilizador, a fim de evitar a contaminação por bactérias e etc.

Os outros cuidados dizem respeito ao uso da lente e sua troca. As lentes descartáveis devem ter a troca, mesmo porque são de pouca duração, seja troca diária, semanal, quinzenal e mensal. Uma grande dúvida está na condição de poder dormir com lente de contato, na verdade não é recomendável para as convencionais, no entanto existem dois tipos de lentes em que isso é possível fazer.

As lentes de contato descartáveis semanal, e as mensais, podem ser utilizadas sem que seja necessário retirar na hora de dormir. Não causa nenhum dano, mas é importante reforçar que a não retirada impede que a córnea respire melhor durante a noite, comprometendo a adaptação, já o manuseio constante pode aumentar o risco de contaminação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.