Doenças auditivas causadas pelo uso constante do fone de ouvido

Atualmente é muito comum andar pelas ruas da cidade, entrar e sair de diversificados ambientes e encontrar pessoas mexendo em seus aparelhos eletroeletrônicos e com seus fones de ouvido corretamente posicionados no canal auditivo.

Por se tratar de uma atividade que proporciona distração e entretenimento, ajudando a melhorar o humor e diminuir as cargas de estresse diário, boa parte dos indivíduos não se atentam a frequência de uso desse acessório, nem ao volume em que escutam seus hits favoritos.

Ambas considerações são o que vem chamando atenção de vários profissionais da área médica, que fazem um importante alerta: Cuidado com o volume do fone de ouvido e seu tempo de exposição, essa manipulação quando é dinamizada de forma excessiva pode causar danos à audição.

Doenças auditivas causadas pelo uso constante do fone de ouvido
Mulher utilizando fones de ouvido.
(Foto: Reprodução)

Segundo os últimos estudos levantados por especialistas na área de otorrinolaringologia, os jovens são o público mais afetado por esse transtorno, porém, todos que reproduzem esse mesmo hábito estão expostos aos prejuízos a curto, médio ou longo prazo.

Existem algumas lesões que são imperceptíveis inicialmente e não proporcionam nenhum sintoma desconfortável, mas o seu agravamento é esperado e pode se apresentar como um quadro grave para a saúde, como as seguintes complicações:

» Ruídos constantes;
» Malformações nas orelhas;
» Dificuldade de compreensão de fala;
» Dor de cabeça e de ouvido;
» Cefaleia;
» Tontura;
» Irritabilidade;
» Problemas digestivos;
» Perda auditiva.

O que fazer?

Assim que os zumbidos começarem a surgir com frequência e intensidade, o auxílio médico deverá ser procurado. Quanto antes essa ajuda for ministrada, menos prejuízos a audição do paciente terá. O diagnóstico para a constatação da patologia é efetuado através de uma observação clínica e exames indolores, como a audiometria, por exemplo.

Tratamento

Para conter os avanços dos distúrbios e a progressão da perda auditiva, o médico responsável pelo quadro poderá solicitar a mudança de hábitos em relação ao uso do fone de ouvido, avaliações periódicas auditivas, terapia e sessões de fonoaudiologia.

Recomendações

» Utilize os fones de ouvido com menos frequência e com o volume baixo.
» Não empreste o acessório para ninguém.
» Higienize os fones diariamente com um pano umedecido em álcool.
» Evite ir a ambientes em que os ruídos são muito constantes.

Aviso!

As descrições desse artigo são de uso para pesquisa. Para maiores informações é essencial que o apoio médico seja solicitado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.