Fc Noticias » Novidades » Dicas para conclusão de TCC

Dicas para conclusão de TCC

O TCC é muito importante para todo estudando de curso superior, portanto deve ser elaborado corretamente. Veja no artigo as dicas sobre a conclusão do trabalho.

     

Mediante as especificações educacionais, todo estudante de curso superior precisa elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, a fim de comprovar os conhecimentos adquiridos durante o curso, portanto tem caráter obrigatório, pois é um instrumento de avaliação final. A proposta do TCC é de fazer com que o estudante represente de maneira dissertativa, um tema específico que possua ligação com a área de estudo, ou ainda que tenha significância socialmente ou cientificamente.

Como todo procedimento, o TCC possui determinações para que sua estrutura seja elaborada, devendo conter introdução, desenvolvimento, metodologia e conclusão. Lembrando que toda essa estrutura também deverá ter concordância com as normatizações da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Pode-se optar por monografia, estudo de caso, artigo científico entre outros tipos, que são determinados por cada instituição.

trabalho acadêmico

A conclusão tem que delimitar a proposta do tema eleito, apontando a resolução da problemática levantada.

A elaboração do TCC tem sido considerada como a fase mais difícil pelos estudantes, justamente porque o trabalho é complexo e exige perfeição na inclusão das teorias, pesquisas e uma série de determinações. Embora em alguns cursos seja realizado um pré – TCC, muitas pessoas ainda ficam perdidas no final do curso. A orientação oferecida por um professor especializado, garante ao estudante a escolha pelo melhor caminho a seguir no contexto, contribuindo para o desenvolvimento do trabalho.

Com a introdução e desenvolvimento do corpo do trabalho já elaborados, o estudante precisa arrematar todo os tópicos relacionados no decorrer do mesmo finalizando as ideias. Deve ser acrescentado o que for essencial, ou seja, os fundamentos que podem enriquecer o texto. Nos casos que existam pesquisa inclusa, a dica é colocar na conclusão a estimativa geral dos resultados da mesma, ou ainda a resposta ao problema apresentado. Este é o enfoque principal que conduzirá todo o texto das conclusões.

O tamanho da conclusão também influencia na avaliação da banca examinadora, por isso, deve enumerar as ideias seguindo um padrão. O estudante pode complementar as considerações finais incluindo a metodologia usada para abordar o tema, descrever qualquer limitação que foi condicionado para elaborar pesquisas, e ainda expor hipóteses de pesquisa e seus objetivos principais.

Além de esmiuçar o tema, pode ser apontado também as consequências provocadas pelos resultados apresentados no desenvolvimento do trabalho, isso em no máximo dois parágrafos. Por fim, expresse qual a atitude teria que ser tomada diante os fatos, tempo para realizar as alterações e quais os recursos seriam os viáveis para que o resultado seja alcançado com eficácia.

Textos Relacionados:


Quer comentar ?