Definição de sustentabilidade

Definição

A sustentabilidade é destinada para definir todas as ações humanas encarregadas de suprir as necessidades atuais dos seres vivos sem que hajam quaisquer tipo de atividade prejudicial as gerações que virão posteriormente. Sendo assim mostrada a todos como as ações realizadas para desenvolvimento sem denegrir qualquer área do meio ambiente e sua biodiversidade.

Ser sustentável é pensar de maneira preventiva e inteligente para elaborar avanços para a sociedade sem que a natureza seja afetada, sem que qualquer eventualidade possa acontecer no futuro decorrente a aquela atividade. Dizemos então que esses são os parâmetros de um desenvolvimento sustentável.

Benefícios

A adoção da sustentabilidade garante ao planeta mais tempo de vida sem uma alta degradação. Faz com que os avanços prejudiciais ao mundo sejam contidos, aumentando assim a possibilidade de vida em todas as regiões. Além disso, ainda proporciona um convívio melhor do ser vivo com a natureza em tempo real e também para as gerações futuras, garantindo uma boa qualidade de vida e a preservação de todo o ecossistema.

Os princípios da sustentabilidade é dito em 4 fatores essenciais, sendo eles o de agir ecologicamente correto e viável, ser socialmente justo e culturalmente diversificado. Todas as atividades humanas que mantem essas atitudes são consideradas com sistema sustentável.

Mesmo tendo uma imensa complexidade, o termo sustentabilidade pode ser descrito em um conjunto que aborda as questões sociais, econômicas, ambientais e energéticas. Portanto uma atividade passa a ser sustentável quando o seu intuito é integrar todos os seus serviços de desenvolvimento nesses fundamentos.

O principal órgão responsável por aprovar ou não essas ações e destinar o que é e o que não é sustentável é a ONU (Organização das Nações Unidas). Órgão formado por inúmeros países de todo o mundo para manter a paz, a liberdade, os Direitos Humanos e sustentáveis de todos os seres humanos.

Exemplos de ações de sustentabilidade

* Exploração de recursos vegetais de forma controlada;

* Replantio de áreas desmatadas;

Sustentabilidade

* Preservação de matas verdes não destinadas a exploração;

* Incentivo de produção e consumo de produtos orgânicos;

* Exploração controlada dos recursos naturais;

* Substituição de fonte de energia gerada por combustíveis fósseis por fontes renováveis e limpas;

* Criação de atitudes renováveis por empresas, ONG’s e sociedade em relação ao lixo orgânico para diminuir a quantidade de lixo;

* Diminuição de desperdício de matéria prima por diversas empresas;

* Criação de produtos com baixo custo de energia;

* Incentivo a diminuição do desperdício de água;

* Práticas para diminuir a poluição das ruas, dos rios, lagos e mares;

* Conscientização de um futuro melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.