Dedo no nariz alarga?

Colocar o dedo no nariz para realizar a sua limpeza algumas vezes por dia em locais próprios, com mais privacidade é um ato mais que normal. Mesmo que a pessoa faça isso com uma certa frequência, os orifícios do seu nariz não irá alargar, mas poderá causar outros danos.

Além de ser um hábito feio, perder o controle de limpeza do nariz ou apenas ficar colocando o dedo dentro dele é caracterizado como uma doença que se chama rinotilexomania ou rinotilexia. Esse nome é dado a mania de colocar o dedo no nariz para ficar extraindo o muco ou os corpos estranhos encontrados nas cavidades nasais.

A membrana nasal produz muco que quando se seca causa grande irritação do indivíduo, fazendo com que ele a retire imediatamente, ocasionando assim o ato rinotiléxico. Quando ele é realizado com muita frequência, fazendo com que o indivíduo perca o controle dessa prática, pode então ser considerado um transtorno comportamental e/ou até mesmo mental.

Riscos

Dedo no nariz alarga

Utilizar os dedos para realizar a limpeza nasal pode acabar prejudicando as cavidades do nariz. Por esse motivo, os médicos indicam que para realizar esse processo, que seja utilizado lenços, de preferência úmidos.

Os riscos estão entre sangramentos nasais, infecções e até mesmo a perfuração do septo nasal. Essa doença não afeta o olfato em si, pois os seus nervos são muito profundos e não conseguem ser alcançados pelos dedos.

Se você ou alguém que conheça já notou que a prática de colocar o dedo no nariz acontece de forma demasiada, procure um especialista para prevenir possíveis danos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.