Cultura do Canadá: Resumo completo

História do Canada

O Canadá é um país de grande diversidade cultural, devido a sua origem e ocupação por povos distintos. Situado no norte da América do Norte, ainda se estende do Oceano Atlântico, a leste, até o Oceano Pacífico, ocupando uma área de aproximadamente 9.970.610 km². A principais cidades que fazem parte do país são Toronto, Montreal, Vancouver, Edmonton, Calgary, Quebec, Winnipeg e Ottawa que representa a capital canadense.

Apesar de ter sido ocupada inicialmente por britânicos e franceses, a região que hoje é conhecido como Canadá, foi habitado primeiramente por índios que viviam em nações distintas, e também por inuits, conhecidos como Esquimós. Com a chegada de grupos europeus, logo teve-se a presença de imigrantes de negros vindos da África como escravos nos séculos dezoito e dezenove, alguns eram fugitivos dos Estados Unidos diante da abolição da escravatura no Canadá.

Várias áreas, cidades e rios do Canadá têm nomes de origem indígena.
Várias áreas, cidades e rios do Canadá têm nomes de origem indígena.

Somente em 1867, o Candá foi oficialmente criado, após a união dos estados de Québec, Nova Scotia, New Brunswick e Ontário. Esse marco é comemorado até a atualidade em 1º de Julho como dia oficial de aniversário do país. Por causa das intervenções de povos diferentes, o Canadá se transformou num país multicultural, ou seja, facilmente se encontra pelas suas cidades pessoas de todas as cores e raças. Mesmo porque várias instituições sociais incentivam os imigrantes a cultivarem sua cultura.

Apesar de o Canadá ser o segundo maior país do mundo, em termos territoriais, possui uma uma população muito baixa, cerca de 34 milhões de habitantes. Destes, 77% dos moram em cidades. Seus grupos étnicos são divididos em maior parte por britânicos e franceses, em minoria estão os inuit, asiáticos e etc. Também por causa da ocupação europeia, a religião com maior número de seguidores é a Católica, em seguida da Igreja Unida e Anglicanos.
Considerado como o país Multicultural, todas as culturas presentes são consideradas igualmente importantes e valorizadas por igual. Canadá

Miscigenação

A multiplicidade de raças criou um país muito bem visto para se viver, pois não existe índices de violência racial, de classe social ou mesmo algum conflito étnico. De acordo com o Parlamento do Canadá, existem dois idiomas oficiais no país, o inglês e o francês, que fazem do país uma nação bilíngue, além de mais 11 grupos de línguas aborígines que utilizam cerca de 65 dialetos distintos.

O nível de desenvolvimento do Canadá é bastante representativo e prova disso está a enorme economia que inclui extração e exportação de matérias-primas. Outro positivo está no sistema de educação, que refleti tanto na cultura, como na história regional, e por isso consegue manter uma taxa de alfabetização de 99%. Um exemplo para os parões de ensino em comparação aos demais países.

Cultura Canadense

A cultura do Canadá é baseada nas diversidade dos aborígines desde línguas, arte e música. Inúmeras palavras como barbecue, caribou e chipmunk são derivadas do idioma nativo, jogos indígenas também fazem parte da cultura canadense, como a canoa, tobogã, cabo de guerra. O tradicional tabaco é outro exemplo de produto regional tido como herança dos primitivos. A própria bandeira do Canadá que possui uma folha de bordo, possui simbologia aborígine.

Descendentes de índios.
Descendentes de índios.

Esportes no Canada

Os esportes com maior veemência no país são o hóquei no gelo no inverno e lacrosse no verão, sendo estes as atividades nacionais mais populares do Canadá. A inserção da cultura de imigrantes também formula ao longo dos tempos a cultura do Candá, mas são adaptadas de maneira superficial, somente para acomodar a convivência de povos diferentes em um só país.

Alimentos do Canada

A alimentação canadense é muito diversificada, mas os habitantes possuem o hábito de realizar apenas três refeições por dia, o café da manhã onde não se falta cereal com leite, torradas com geleia, panquecas com mel ou com ovos fritos e bacon. O almoço é mais prático e rápido, portanto come-se com maior frequência uma sopa pronta ou um sanduíche natural. Já no jantar a refeição é mais completa, incluindo carne, legumes e salada, além do famoso purê de batatas, pois esse vegetal é visto como base de várias refeições canadenses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.