Coulrofobia: Sintomas, Cura e tratamento

Coulrofobia e o medo de palhaços, é muito comum em crianças, mas também está presente em adolescentes e adultos, geralmente e causada por experiencias traumáticas relacionadas a palhaços, ou após interagir com algum palhaço aterrorizante na mídia que acaba por traumatizar o individuo.

SintomasMedo de Palhaço

Ataque de pânico
Falta de ar
Náusea
Suor
Arritmia cardíaca
Medo de morrer ou de enlouquecer
Mãos frias

Palhaços eram usados para ajudar em tratamento medico de crianças até perceberem que eles mais assustavam as crianças do que ajudavam, o medo de palhaços pode parece uma fobia ridícula, mas é menosprezado, pois é mais comum do que se pensa.

Tratamento

O tratamento para medo de palhaços requer acompanhamento psicológico, muitas vezes são medicados remédios para ansiedade, mas só estes não são o suficiente para resolver o problema, o tratamento psicológico muitas vezes consiste em um enfrentamento direto da fobia o próprio paciente reconhece que ter medo disto ou daquilo não é um medo necessário  o tratamento consiste em um enfrentamento,  no caso da Coulrofobia, o enfrentamento de palhaços, o paciente pode começar sendo exposto aos poucos a imagens ou figuras de palhaços, e até chegar ao ponto de encontrar um em um ambiente controlado, geralmente com outras pessoas na mesma sala, para tranquilizar o paciente.

Depois de algum tempo de tratamento, o paciente se acostuma com o seu medo, e consegue até mesmo interagir tranquilamente com um palhaço demonstrando que está curado de sua fobia. E importante que a própria família e amigos não zombem ou critiquem do medo do paciente, todas pessoas tem os seu medos, o fato de ter medo de palhaço não o torna mais simples ou fácil de se encara para o paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.