Controle remoto industrial

O comum aparelho controle remoto bastante útil na vida milhares de pessoas, surgiu em meados dos anos de 1916, logo que se iniciaram os conflitos da Primeira Guerra Mundial, onde os mesmos foram muito bem utilizados pelos alemães como equipamentos de rádio frequência para orientar os navios, numa tentativa de promover a colisão com outros barcos.

Logo após o término da Guerra, alguns cientistas tinham a plena consciência sobre a importante funcionalidade da nova tecnologia, mas que não existia uma finalidade precisa para utilizá-la. Atualmente, são poucas as pessoas que não necessitam de controle remoto para que seus inúmeros aparelhos funcionem a distância, proporcionando praticidade e conforto.

controle remoto
Um dos primeiros controles remotos já fabricados para uso doméstico.

No mercado existem dois tipos de controles remotos que seguem determinados ramos de fabricação. Esses controles remotos industriais revolucionaram o cotidiano das pessoas, facilitando o manuseio de seus aparelhos, seja, TV, aparelho de som, aparelhos de DVD, BlueRay, Hometeather, entre uma diversidade de eletroeletrônicos. Por causa da diferença de marcas, é possível encontrar Marcas diferentes de produtos eletrônicos usam códigos de comandos diferentes.

Em primeiro lugar estão os controles remotos infravermelhos (IR), disponíveis a venda por mais de 25 anos. Por ser uma tecnologia menos precisa, esse tipo de controle possui algumas limitações, a começar pelo seu alcance que é de apenas 10 metros, além de exigir uma linha de visão com o aparelho. Os sinais infravermelhos não podem ser transmitidos por entre paredes, senão houver direção visual não pode controlar comandos.

Outro tipo são os controles remotos de radiofrequência (RF), os mais comuns são aqueles que servem para abrir portas de garagens, alarmes de carros e em certos receptores de TV via satélite, além de sistemas de som que contenham tecnologia mais avançada. A transmissão dos controles RF se dá via ondas de rádio, correspondente a um comando binário que ocorre quando um botão é pressionado. Telefones celulares, e conjuntos WiFi também são transmitem sinais de rádio em inconstantes frequências.

Ainda existe no mercado, uma repleta linha de controles remotos industriais com finalidade para utilização em guindastes, locomotivas, máquinas agrícolas, máquinas de mineração, carregadores de navios, entre outros equipamentos como o objetivo de proporcionar segurança ao operador dos mesmos criando condições privilegiadas no procedimento de suas atividades. Veja na galeria alguns exemplos de controles remotos industriais:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.