Construção de banco de dados no Access

O pacote de programas da Microsoft Office é um dos mais completos que existem, praticamente toda função de escritório pode ser realizada apenas utilizando programas desse pacote. Um desses programas que podem ser muito uteis é o Microsoft Access, que pode cumprir várias funções mas tem como principal objetivo a criação de bancos de dados. Assim você pode arquivar conteúdos, criar formulários e bancos de registros, etc.

banco de dados no access
Microsoft Access
(Foto: Reprodução)

Criando um Banco de dados

1) Primeiro abra o programa Microsoft Access na pasta do pacote do Microsoft Office.

2) Depois de abrir o programa, clique na opção “Novo” logo na parte superior para criar um novo arquivo.

3) Ele vai pedir para escolher entre alguns modos, o mais tradicional e mais usado é o modo de Designer que permite a criação de algo sem determinações.

4) Depois de escolher o modo Designer vai ser a hora de preencher as especificações do banco de dados, Uma tabela de criação vai aparecer, ela é divida em três colunas, Nome do campo, Tipo de dados e Descrição.

5) Em Nome do campo você deve preencher com o nome do campo que será preenchido futuramente. Em Tipos de Dados você deve escolher entre as opções o tipo de dado que será preenchido e finalmente em Descrição.

6) Depois de tudo preenchido você deverá salvar o arquivo clicando em salvar, nome com algo que você conseguirá identificar facilmente.

7) Ele pode pedir para fazer a criação de uma chave primaria para segurança dos dados, caso peça clique em SIM para garantir mais segurança.

8) Um ícone novo estará disponível com o nome de “Exibir” clique nele para ver o banco de dados.

9) Você verá que todos os campos que colocou anteriormente, basta preencher os dados e depois salvar sempre que seu banco de dados estiver disponível com nomes de cadastros ou algo que queira registrar.

10) Basta abrir o arquivo sempre que precisar usar o banco de dados.

Outras opções

Você também pode alterar diversas propriedades dos campos para que eles fiquem da maneira que precisar, podendo ser alterado desde a regra de validação até a mascara de entrada. Basta apenas alterar as configurações em “Propriedades do campo” e depois em “Geral“.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.