Consciência Negra é feriado, Resumo da Consciência Negra

No dia 20 de Novembro de todos os anos desde 1960 é celebrado o dia da Consciência Negra. Essa data tão importante não é considerada como feriado nacional, e sim como ponto facultativo, que dá direito as empresas, órgãos, cidades e regiões decidir se será feriado ou não.

Consciência Negra

O mês de Novembro é repleto de atividades atrativas para a comemoração da data e para explicar as pessoas a importância que esse dia tem.

Resumo da Consciência Negra

Essa comemoração acontece para marcar a época da colonização em que os negros sofriam por serem escravizados, por não terem direito algum, nem mesmo o de liberdade. A grande marca desse período foi a criação da Lei Áurea que libertava todos os escravos e os faziam livres e a partir desse momento, os negros começavam a ver que eles tinham o direito de serem tratados com igualdade, sem discriminação, que eles também eram gente como os brancos e os capitalistas, que cor não mudava a dignidade, a honestidade e nem os direitos de uma pessoa, mas sim os seus valores.

Zumbi
Zumbi, rei do Quilombo de Palmares.

No dia 20, movimentos, escolas, empresas, espaços sociais e o Governo assumem a responsabilidade de proporcionar para a população atividades, palestras,  festividades, homenagens e eventos educativos para que as pessoas saibam o quanto é importante respeitar a outra sem olhar para sua cor, sua etnia ou sua classe social. Que ela observe os valores que a pessoa tem antes de julgá-la por ser negra.

Os principais temas discutidos entre negros e assistentes sociais são: como inserir de forma mais fácil os negros á sociedade, ao mercado de trabalho, como diminuir e acabar com descriminalização e com o bullying e projetos para criar cotas para que eles entrem nas universidades. Os movimentos lutam diariamente para que seus direitos sejam respeitados, para que leis sejam renovadas e criadas para a constituição em função de sua melhor qualidade de vida e de proteção.

Não ao racismo

Curiosidade

* O maior movimento brasileiro contra preconceito, discriminação e que exige os seus direitos é o movimento negro;

* O dia 20 de Novembro possui uma enorme marca dedicatória ao Zumbi, o rei do Quilombo dos Palmares no tempo colonial, que lutou junto a toda a população negra, começando a fazer as pessoas enxergarem que eles não eram apenas escravos, que eles eram gente e que mereciam ter uma vida digna como todos tinham.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.