Comportamento respondente na sala de aula

Comportamento correspondente condicionado e incondicionado

O comportamento respondente dentro da sala de aula ou em qualquer ambiente se dá através de uma resposta que é emitida imediatamente após a apresentação de um estímulo, independente de tipo de qualquer tipo de aprendizagem. Esse conceito é conhecido popularmente como comportamento não voluntário.

Aristóteles visualizava a parte mais simples desse conceito, chamando-o de lei de contiguidade, onde dizia que “Quando duas coisas ocorrem juntas, o aparecimento de uma irá trazer a outra à mente”. Já Ivan Pavlov afirmava que o comportamento respondente era condicionado, pois se formava através de estímulos pareados que possuem sua resposta.

O foco principal do comportamento respondente está em sua área incondicionada, onde é apresentado por várias espécies. Pesquisas afirmam que qualquer reflexo pode ser condicionado a responder a um estímulo neutro. Todas as respostas proporcionadas por esse tipo de comportamento estão relacionadas com o sistema nervoso periférico.

Principais características

» Sempre são respostas involuntárias;

» Possuem informações universais;

» Não são repreendidos;

» São controladas pelos estímulos eliciadores, pelas atividades que o precedem.

Comportamento respondente condicionado e incondicionado

Qualquer resposta não condicionada se faz imediata ao estímulo não-condicionado. Elas não requerem nenhum tipo de aprendizagem e são comuns (aparentemente) a todas as espécies. A relação entre ambos é caracterizada como reflexo não-condicionado, tal como a contração da pupila.

O estímulo condicionado na sua fase inicial possui um estímulo neutro que não desencadeia nenhum tipo de resposta, mas quando é pareado com um estímulo não-condicionado ocorre algum tipo de aprendizagem. A partir de então, ele começa a ser chamado de estímulo condicionado, pois realiza a mesma ação de uma resposta não-condicionada que a partir dessa reação virou condicionada sem ser pareada com qualquer tipo de estímulo.

Normalmente, os estímulos condicionados possuem uma ligação com condições psicológicas, tal como o medo, a antecipação e a satisfação. A relação entre esses estímulos e as respostas condicionadas são conhecidos como condicionamento reflexo ou reflexo condicionado.

No caso do condicionamento clássico, quando o estímulo não-condicionado é pareado com um estímulo neutro, forma-se um estímulo condicionado, que produz uma resposta condicionada.

Existem duas teorias que comprovam como o comportamento respondente trabalha, sendo elas:

» Teoria estímulo-resposta: indica a ligação entre o estímulo e a resposta se dá com o cérebro, sem que haja o envolvimento da consciência;

» Teoria estímulo-estímulo: corresponde ao estímulo condicionado que é associado com o conceito do estímulo não-condicionado, formando assim um componente cognitivo ou o comportamento respondente.

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