Fc Noticias

Como meditar: Budismo Tibetano

O Budismo é uma das religiões ou filosofia de vida mais comum em todo o mundo em questões de adeptos, distribuição geográfica e influência em comunidades de modo social e cultural. Até certo tempo atrás era considerada uma religião do mundo oriental, no entanto ultimamente vem cada vez mais se popularizando e exercendo influência no ocidente.

No budismo algumas técnicas são fundamentais para que a mente seja liberada de elementos nocivos como a raiva, o apego, a ignorância, a inveja e o orgulho, uma delas, se não a principal, é a meditação.

Estudos científicos já demonstraram que esta técnica milenar é capaz de trazer inúmeros benefícios para quem a pratica, ajudando a combater o estresse, ansiedade, depressão, déficit de atenção e diversas outras doenças e adversidades.

Para você que deseja começar a praticar esta técnica, preparamos um tutorial completo para que o inciante siga o caminho correto para se aproveitar dos benefícios que trazem a meditação, confira:

Comece devagar

Descubra inicialmente qual o motivo pelo qual você deseja começar a desenvolver essa técnica. Apesar de cada pessoa possuir uma razão diferente, boa parte do público está a procura de mais calma e paz de espírito, um sentimento confortável em meio a todo o caos e correria do cotidiano.

A princípio será necessário que se parta de um programa básico e sem muita complexidade, o qual irá se desenvolver e evoluir com o tempo e a prática. A forma mais simples de meditação que a maioria das pessoas utiliza para começar é na posição sentada.

Procure evitar lugares que sejam calmos ou aconchegantes demais a ponto de fazer você cair no sono, pois a meditação requer atenção, alerta e concentração. Comece sentado no chão, com as pernas cruzas uma sobre a outra na posição borboleta, a coluna deve estar ereta.

Se prepare

A mente precisa estar alerta durante o processo para que a meditação seja aproveitada ao máximo possível, por isso não utilize álcool ou medicações que tenham princípios psicotrópicos em até um dia antes. No início é necessário tomar tal atitude até que seu corpo e mente estejam habituados a técnica a ponto de realizá-la mesmo não estando em condições ideais.

Caso você tenha acabado de realizar uma refeição ou tomar uma bebida com cafeína, aguarde o período de uma a duas horas para começar a meditar, pois a digestão interfere de forma direta na meditação. Uma boa dica é que se utilize roupas confortáveis e flexíveis que não atrapalhem a pessoa durante o processo.

O lugar

Busque um lugar calmo, onde você possa realizar sua meditação em paz, pois desta forma ficará mais simples entrar no clima do momento. Escolher um lugar que seja adequado é fundamental para que a técnica dê certo e alcance sucesso.

Somente com o tempo se poderá desenvolver a habilidade de meditar em lugares movimentados ou onde haja um grande fluxo de pessoas a volta. Claro que este não é o cenário ideal, mas pode vir a ser necessário como em situações de estresse no dia a dia do trabalho.

Para criar um clima mais agradável é possível apostar em uma vela aromática, flores, incensos ou qualquer outros objeto que te traga boas sensações, lhe dando assim uma ajuda para criar o clima perfeito para sua primeira meditação. Se possível, certifique-se de que nada irá o atrapalhar, como celulares, animais de estimação ou até mesmo outras pessoas.

Meditando

A coisa mais importante durante a meditação é manter o foco, qualquer tipo de pensamento ou memória que aparecer neste momento poderá te atrapalhar como, por exemplo, tarefas a serem realizadas, músicas aleatórias, lembranças e etc. Caso isso aconteça, não se desespere e desista, volte a se concentrar unicamente na sua respiração.

– Inspire e expire de modo que a sua respiração seja profunda calma.

– Note todas as sensações que o ato de respirar está proporcionando ao seu corpo e mente.

– Preste atenção ao modo que o seu corpo tende a expandir quando você inspira e se contrai ao expirar.

– Sinta o ar que entra pelo seu nariz e sai pela boca e como todo o seu corpo reage a tal movimento.

– Nos intervalos entre as respirações, note como o local a sua volta e todo o universo está tranquilo.

– Se os pensamentos invadirem a sua mente se foque totalmente na respiração.

Se você tiver qualquer tipo de dificuldade não se repreenda, no início é bem difícil mesmo manter a concentração. Qualquer pessoa que já meditou um dia passou por essa situação: a grande onda de pensamentos surgindo para inundar e acabar de vez com a paz interior.

Algumas pessoas costumam se sentir frustradas por não obterem resultados imediatos com a meditação. É importante lembrar que ela não se trata de uma corrida de velocidade, mas sim uma maratona.
É possível que seja demandado algum tempo até que o indivíduo alcance a paz interior, mas os resultados são excelente e compensam todo o esforço. Com o passar do tempo meditar não se tornar uma tarefa, mas sim um prazer.

Sair da versão mobile