Como financiar um imovel pela caixa

A Caixa Econômica Federal está realizando os sonhos de milhares de brasileiros que agora tem a chance de adquirir a tão sonhada casa própria por meio de um financiamento. Ao contrário do que se acredita os procedimentos são simples e sem  burocracia, as taxas são ajustáveis a renda e as possibilidades de cada cidadão, permitindo que você adquira lote, casa, apartamento e até materiais de construção para uma reforma, tudo isso sem comprometer de prejudicialmente o seu orçamento.

Financiamento
A Caixa econômica oferece varias linhas de financiamento imobiliário. para que você consiga consumar a compra do imóvel que pretende.

Para agilizar o processo a caixa disponibiliza aos clientes o uso de simuladores  onde o mesmo toma consciência das alíquotas vigentes e de qual a quantia que precisará para adquirir o imóvel que deseja. O passo seguinte é reunir a documentação exigida pela instituição financeira, confira a seguir quais são:

Dados do aspirante a comprador

➬ Ficha Cadastro Pessoa Física

➬ CPF, RG e Certidão de Estado Civil atualizada

➬ Autônomo: o DECORE dos 3  meses passados juntamente dos DARF, recolhidos nas devidas competências, caso o valor da renda esteja acima do limite de isenção do IRPF ou do INSS.

➬ Trabalhador assalariado: os 3 últimos conta-cheques (renda fixa) ou 6 últimos contra-cheques ( renda variável).

➬ Declaração do Imposto de Renda

➬ Carteira de Trabalho

➬ 3 últimas contas pagas de água, condomínio, telefone, aluguel, cartão de crédito.

➬ Comprovantes de compromisso –  Plano de Saúde, Crediário, Consórcios, Financiamento,  assinatura de TV a Cabo, Clubes, Associações, Mensalidade Escolar, entre outros.

➬ Certidão Conjunta Negativa ou positiva com efeito de negativa

➬ Extrato Bancário dos 3 últimos meses, caso tenha contra bancária em outra instituição financeira.

Dados do Vendedor

➬ Certidão Conjunta Negativa ou positiva

➬ CPF, RG e Certidão do Estado Civil

Documentos do Imóvel

➬ Certidão Negativa de Débito IPTU

➬ Matrícula do Imóvel

Após isso a Caixa avaliará os documentos que você entregou, após isso será feita a checagem do imóvel por engenheiros da própria instituição. O tempo para as vistorias dura no máximo dois meses, onde a serão ponderados os riscos e a viabilidade do financiamento, tendo em vista tanto os clientes quanto o imóvel envolvido. Caso a aprovação aconteça a Caixa quitará o valor com o vendedor e você começará a pagar as parcelas mensalmente.

Linhas de financiamentos

Existem varias linhas de financiamento na Caixa, dentre elas se destaca a Carta de Crédito do FGTS ( R$ 465,00 a R$ 5.400,00), o Pró Cotista ( Não há limite de renda) e o Carta de Crédito SBPE ( Não há limite de renda), para saber qual delas é melhor para você visite o site da Caixa Econômica Federal ou  vá agência Caixa mais próxima de você. É importante mencionar que os valores da parcela não podem ser superiores a 30% da renda do contratante ou maior do que as taxas geradas pela analise de risco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.