Como fazer uma lagoa para criar peixes

Fazer uma lagoa para criar peixes é algo que deve ser bem planejado para evitar prejuízos. A primeira coisa que se deve fazer é analisar a topografia e ver se é possível fazer um tanque naquela área. Também deve ser realizado a analise da água e escolher qual o tanque que será construído, se será de terra, alvenaria, concreto, fibra de vidro, cimento- amianto, lona, entre outras. Algo importante é a escolha do formato e o quadrado é o mais usado, mas isso vai depender do tipo de peixe e do local.

criação de peixes
Tanque de crianção de peixes
(foto: reprodução)

Tanques

Os tipos de tanques mais usados são o natural de terra e o alvenaria. O natural deve ser feito em em locais mais propícios onde possa evitar a erosões e as paredes do tanque deve ter um angulo de 45°. Este é o mais barato, mas há gasto com manutenção. O de alvenaria pode ser revestido de tijolos ou argamassa, as paredes devem apresentar uma ângulo de 30°  e vantagem desse tanque é a sua durabilidade. Lembrando que o terreno ideal deve ser plano com um declive de 2% em relação ao declive do fundo de até 1.5% . A profundidade varia de 80 cm a 1,50 m.

Solo e água

O melhor tipo de solo é o argiloso ou algum que seja impermeável. Solos de cascalho ou arenoso são difíceis de trabalhar.  A água deve ser pura e de boa qualidade, é preciso uma boa logística para aproveitamento da água pois há um grande índice de evaporação, por isso o tanque também deve ter talude para evitar que a água transborde, da mesma maneira em que todo o solo deve ser compactado para evitar o secamento.

Canal

É preciso ter um canal constante de água, tanto para manter a oxigenação como para manter a água sempre em bom estado. Você pode optar por fazer um abastecimento por transportante da água de alguma fonte alta através de canos de PVC ou por bombeamento que requer um sistema hidráulico e uma fonte como um poço. Lembrando que é abastecido uma quantidade de renovação de 5 a 10 L/s por hectare, também é preciso ter um sistema de drenagem, preferência feita no fundo do tanque onde a oxigenação é menor.

Criação

Depois de todos os sistemas instalados basta investir na criação, isso vai depender muito da espécie do peixe. É preciso achar uma espécie ideal para o clima da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.