Como escolher a profissão certa para mim

Um dos momentos mais decisivos da vida é a escolha de qual profissão seguir. Enquanto uns já sabem muito bem qual caminho seguir, outros estão aflitos por não saberem o que realmente querem.

Caso, você esteja no grupo dos aflitos, não se preocupe, pois não é o único nessa situação. Compreenda que essa condição é comum para a maioria das pessoas que estão prestes a fazer o vestibular.

Pois, pesquisas realizadas afirmam que a maioria dos jovens tem dificuldade para escolher uma profissão por variados motivos. Posto isto, a seguir, você acompanhará dicas que auxiliaram na escolha da profissão. Confira!

Homem anotando no papel.

Profissão e carreira: Procure informações sobre as profissões que mais chamaram a sua atenção até o momento. Não deixe de averiguar o que é verdade e o que não é sobre cada profissão. Veja qual função é estabelecida no dia a dia, área de atuação, mercado e o curso a ser feito.

Entre em contato com profissionais formados: Após conhecer a parte teórica da profissão, busque dialogar com os profissionais formados que já atuam na área. Visite os possíveis locais que trabalhará no futuro para conhecer a rotina dos profissionais e aproveite para tirar dúvidas com os mesmos. No entanto, não esqueça que toda profissão possui o seu lado positivo e o seu lado negativo, opte pela profissão que combine com o seu estilo de vida, pois isso fará toda diferença.

Tenha paciência na hora de optar por uma profissão: Não faça nada de imediato, pense bastante antes de escolher definitivamente qual curso iniciar. Assim, evitará qualquer perda de tempo ao escolher a profissão errada, no entanto, não é incomum encontrar pessoas que trabalharam anos e anos em uma determinada profissão e depois abandonaram tudo para dedicar-se a outra carreira profissional.

Fique por dentro das áreas profissionais e pessoais: Mantenha o autoconhecimento, organize os seu ideais. Por exemplo, faça uma lista dos seus reais interesses, não anule os seus talentos e nem mesmo os seus defeitos. Essa lista ajudará a escolher o que é melhor para você, pois nela você reconhecerá as suas atividades preferidas, o que gosta de fazer no tempo livre e principalmente as situações que você não gostaria de passar no ambiente de trabalho.

Constate a sua afinidade com a profissão: Existem testes vocacionais que ajudarão a testar a sua afinidade com algum tipo de profissão. Sendo assim, busque orientações, faça leituras sobre a área, converse com algum psicólogo. Tenha total conhecimento do universo da profissão escolhida.

Prepare-se para o vestibular: O vestibular é um dos momentos mais importantes e decisivos da vida de um jovem, porém, não é o fim do mundo. Posto isto, a ansiedade e o medo não podem prevalecer, mantenha sempre o controle. Foque nos seus objetivos, mas não deixe de cultivar os seus hobbies.

Tenha atitude para escolher uma profissão: Tenha em mente que somente você poderá escolher a sua profissão, sendo assim, não se deixe influenciar por pais, amigos ou parentes. Por mais que a intenção dessas pessoas sejam as melhores possíveis, a escolha definitiva deverá ser sua. Muitas pessoas abandonam o seu curso pela falta de afinidade e na maioria dos casos a escolha do curso obteve muitas influencias. Compreenda que a carreira é sua, logo, somente você poderá determinar qual é a melhor para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.