Como entrar na UnB pelo PAS

O PAS (Programa de Avaliação Seriada) é um programa criado pela UnB para proporcionar  alunos do Ensino Médio o acesso ao Ensino Superior de maneira gradual e progressiva. Esse processo tem como prioridade valorizar a formação de aprendizagem dos seus participantes durante todas as etapas.

A sua dinâmica compreende três fases, onde elas são realizadas ao término de cada série do Ensino Médio. Todas as avaliações irão determinar notas aos alunos, fazendo com que no terceiro ano os participantes tenham uma somatória da nota final para concorrer as vagas dos cursos de graduação da instituição.

Como participar do PAS?

» O candidato deverá estar matriculado na 1ª série do Ensino Médio (pela rede pública ou particular). A modalidade de ensino deverá ser regular com três anos completos;

» Ou estar cursando a 2ª série em escola com estrutura curricular de quatro anos completos.

ICC, conhecido como o famoso minhocão
Dicas de como ingressar na UnB pelo PAS.
(Foto: Reprodução)

Observação: caso o aluno já esteja na 2ª série do curso regular (no primeiro caso) ou na 3ª série (no segundo caso) e ainda não esteja inscrito no programa, ele ainda poderá se inscrever na segunda etapa, sendo que para a primeira (não realizada) será atribuída a nota zero.

Inscrição

Para realizar a inscrição é necessário que o candidato possua seus documentos pessoais, tal como o RG e o CPF, se enquadre em uma das situações descritas acima.

A taxa de inscrição é isenta para alunos que comprovem a sua baixa renda, que estiverem matriculados em colégios públicos do GDF e os bolsistas que estudam em colégios particulares. Para quem não se encaixa em nenhuma dessas alternativas, o valor das etapas pode chegar a custar até cerca de R$ 100,00 reais.

Como entrar na UnB pelo programa?

Para concorrer uma vaga em algum curso de graduação da instituição, é necessário que o candidato tenha feito as etapas do programa, obedecendo todas as regras dos editais lançados, realizando posteriormente a sua inscrição no site do CESPE.

No primeiro semestre dos anos letivos, 50% das vagas oferecidas para cada curso de graduação da UnB são destinadas aos candidatos aprovados pelo PAS (sendo o programa realizado e concluído no semestre anterior).

Aviso: os candidatos que se inscreveram para participar do PAS não concorrem as vagas do vestibular tradicional da UnB.

Mais informações

Endereço

Asa Norte – Brasília/DF

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Gleba “A”, Edifício CESPE.

Telefone: (061) 3448-0100.

E-mail: [email protected]

Site: CESPE e PAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.