Como eliminar os vícios de linguagem

A língua portuguesa é repleta de regras gramaticais, como suas normativas tradicionais e também o uso da língua por dialetos de prestígio. Todo e qualquer pronunciamento que for realizado fora dessa normatização é considerado como um vício de linguagem.

Essa categoria compreende a classe de palavras e/ou construções que fogem dos padrões corretos estabelecidos para a fala e a escrita coerente. Sua articulação geralmente é abordada devido a desatenção do emissor ou pela falta de conhecimento das especificações impostas.

Os desvios das normas mais constatados são:

» Eco;
» Colisão;
» Hiato;
» Redundância;
» Solecismo;
» Barbarismo;
» Pleonasmo;
» Cacofonia.

Como eliminar os vícios de linguagem
Face masculina.
(Foto: Reprodução)

A oralidade é a principal área que os vícios de linguagem se manifestam e proporcionam prejuízos. Mesmo sendo algo tão comum, a sua eliminação é extremamente relevante, principalmente para as pessoas que ministram aulas educacionais, palestras, entre outros estilos de discursos.

Os termos mais destacados pelos profissionais em relação a esses erros são “né”, “ok”, “então”, “bom”, “vejam bem”, “tá”, “daí”, “certo”, “vocês estão me entendendo”, “acho”, “gostaria”, “não espere-me”, “assisti o filme”, “boca dela”, “vou-me já”, “traga a água”, “hemorragia de sangue”, “subir para cima”, “descer para baixo”, etc.

Como evitar?

» Leia mais.
» Fale pausadamente.
» Respire bem enquanto estiver articulando o discurso.
» Aprenda a fazer interpretações e compreensões textuais.
» Pratique diálogos em frente ao espelho.
» Aprenda os sinônimos das palavras para não ficar repetindo a mesma expressão no contexto.
» Evite ao máximo falar ou escrever utilizando erros gramaticais, mesmo que seja com os amigos, familiares ou pessoas próximas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.