Como e feito o jornal impresso

jornal impresso
O Jornal passa por um árduo processo até chegar fresquinho às mãos do leitor

O jornal é a forma de se transmitir notícias mais antiga inventada pelo homem, surgiu em Roma, no reinado de Júlio César, seu jornal eram grandes pedaços de pedra onde eram talhadas as novas do império. Posteriormente os chineses desenvolveram algo mais próximo do jornal atual mais ou menos no século VIII, e no século seguinte  Pi Cheng,  aprimorou o processo, inventando a impressa. Somente no seculo XV que foi possível as primeiras impressões em grandes escalas, com a invenção da prensa de Gutemberg.

A grande ascensão dos jornais impressos se deu, porém, na idade moderna, contudo, com o desenvolvimento das telecomunicações os jornais de papel perderam muito de sua força. Por isso tiveram sempre que se resinificar para lidar com esse tipo de concorrência.  Atualmente, com o domínio da Internet a maioria das editoras passaram a laçar as notícias do dia na forma virtual, a necessidade da informação instantânea e a preocupação ambiental e faz com que o jornal impresso perda cada vez mais forças, estudiosos do ramo comunicativo afirmam que por motivos óbvios as gazetas diárias estão com os dias contados.

Para para que o jornal chegue a suas mãos diariamente as editoras precisão fazer um árduo trabalho, normalmente os jornalista assumem seus postos  na parte da tarde e a noite, o primeiro passo na produção da notícia é a escolha da pauta, é o planejamento do que a folha abarcará no dia seguinte; depois disso a equipe se divide e cada jornalista se empenha na busca das informações, para isso vai acampo, e uso todos os meios de comunicação possíveis; já com as informações a matéria começará a ser escrita, e depois de consumada é encaminhada a outro departamento; agora o conteúdo passa pela revisão do editor de area que corrigirá a publicação; depois vai para a montagem da página, nessa fase é orquestrado corpo do jornal e incluída as fotos com fotos, etapa  conhecida como diagramação; por fim,  a folha passa por uma segunda revisão, a do editor chefe, ele é encerra a edição fazendo o resumo das informações  principais.

Depois da redação o jornal é direcionado para a gráfica  lá  será consumado na prática, primeiro passa pelas mãos do arte finalizador, depois segue para o setor de pré-impressão. Em seguida  o será gravado em chapas, cada edição gasta em média 90 destas, elas são encaminhas as máquinas de impressão junto com os rolos de papel. Nessa grande impressora o jornal é impresso, e depois organizado e embalado e enviado  para as bancas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.