Como é feito o copo descartável

O copo descartável é um objeto de grande utilidade, pois além de ser facilmente acessível por causa do preço, também promove praticidade no dia a dia, principalmente em empresas, repartições públicas, escolas e inúmeras instituições onde se tem um fluxo mais intenso de pessoas. É muito comum ser utilizado em festas, reuniões familiares, churrascos e etc.

Criado para suprir a necessidade de economia e tempo, o copo descartável se transformou em um item fundamental para compor a realização de vários eventos. Embora esse objeto seja muito simples, o mesmo parte de um processo de fabricação até que seja moldurado na versão final, um recipiente adequado, o qual é enviado para as lojas de revenda.

copos descartáveis
O plástico descartável é originado a partir do processo de termoformação.

Em primeiro lugar, é preciso saber que todo plástico tem como matéria-prima o petróleo, um líquido oleoso extraído do subsolo que é enviado para refinarias, onde fica submetido a mudanças para se transformar em produtos refinados e derivados. A partir disso são criados outros componentes além do plástico, como a gasolina e o gás.

Especificadamente, a matéria-prima para a fabricação do plástico descartável é o poliestireno(PS), pois o mesmo apresenta características de grande rigidez, transparência, pode ser queimado com maior facilidade, embora tenha uma dificuldade razoável para ser cortado.

 copos descartáveis
Para fabricar os copos descartáveis coloridos, são acrescentados pigmentos ao poliestireno.

Primeiramente, a matéria-prima, o poliestireno(PS) que está em formato de lâmina de plástico, é colocado na máquina, onde será submetido a um nível de aquecimento, em seguida é moldado no interior de uma forma oca, de acordo com o formato que se queira do copo. Esse molde é então resfriado até que fique solidificado.

Na próxima etapa, os copos são levemente aquecidos em outra máquina, a fim de serem terem as bordas moldadas, por isso os pequenos recipiente possuem a borda arredondada. Logo, as formas são abertas para que as peças sejam retiradas. Por fim, são empilhados para seguirem até a embalagem, e depois distribuídos.

Veja no vídeo a explicação mais clara de como é a fabricação de copos descartáveis:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.