Como e feita a adubação verde

A palavra conceito de sustentabilidade está fortemente arraigado aos discursos sobre o desenvolvimento atualmente, esses preocupações surgem devido aos impactos já notado sobre o meio ambiente pelos caminhos tomados pela economia mundial, esses problemas nos leva a questionar sobre o futuro global e tentar criar alternativas para que as condições da vida no planeta possa ser mantidas.

A agricultura sustentável sem dúvida é um assunto protagonizante nessas discussões, tenta encontrar caminhos para a preservação ambiental em harmonia com técnicas rentáveis e produtivas promovendo uma estrutura agrária prospera. Nesse viés surge uma alternativa sustentável muito interessante que já está sendo praticada em diversas lavouras, a adubação verde. Essa técnica consiste em melhorar as propriedades físicas, biológicas e químicas do solo para plantio, utilizando restos orgânicos de leguminosas, assim diminui a necessidade de utilização dos fertilizantes sintéticos.

economia verde , Adubação Verde . Salvando o Planeta

Existem duas maneiras de se promover a adubação verde, a primeira é plantando sementes leguminosas e gramíneas, estas após atingir o estagio de florescimento são derrubadas sobre o solo se transformando em um adubo natural. A segunda maneira é fazer uma espécie de pré-safra onde primeira são plantadas os vegetais para fins de adubações e posterior são cultivadas as culturas.

No Brasil esses estudos estavam ganhando avanço até meados dos anos 60 quando o tratamento químico e mecânico começou a invadir as lavouras  de certa forma enterrando as ideias, os agricultores viam erroneamente os procedimento biológico na adubação como inviáveis  por acreditar ter que perder uma safra para desenvolver o enriquecimento do solo.

Pesquisas mais recentes mostram o contrario, todo o procedimento de adubação verde pode ser feito durantes os períodos de entressafra, destruindo o mito inaplicabilidade temporal. As vantagens dá utilização dá alternativa são muitas: diminuição do uso de fertilizantes químicos  como já foi citado, aumentar o teor de biomassa do solo, aumenta a capacidade de retenção de água do solo, mais resistência quanto a erosões, equilibra as baixas de nutrientes, recuperação de areas já desgastadas pelo plantio, diminui a incidência de pragas e invasores na plantação entre outras coisas. No tocante ecológico ajuda no controle do carbono diminuindo a emissão dos gases causadores do efeito estufa.

Podemos concluir que a adubação verde aumenta a produtividade e a durabilidade do solo, isso porque grande partes das leguminosas utilizadas na adubação verde promovem a melhor fixação de nitrogênio na superfície, assim diminui a necessidade de insumos agrotóxicos nitrogenados, ainda em detrimento disso diminuem se as taxas de contaminação da produção e dos funcionários e diminuição substancial nos custos da produção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.