Como é criado o carvão mineral

Um dos minérios mais relevantes existentes no mundo é o carvão mineral, que corresponde a formações rochosas sedimentares de combustível, podendo elas serem de tonalidade preta ou marrom. Sua composição geralmente é articulada pela junção de elementos vestigiais, carbono, enxofre, hidrogênio, nitrogênio e oxigênio.

Sua extração pode ser realizada no subsolo ou na superfície do solo (a céu aberto), sendo considerado como o combustível fóssil mais abundante da natureza por conter uma volumosa reserva no planeta. Dentre os seus quatros tipos principais, podemos citar o linhito, a turfa, a hulha e o antracito.

Como é criado o carvão mineral
Carvão Mineral.
(Foto: Reprodução)

A formação do carvão mineral acontece há milhares de anos e tem como sua base de criação os restos soterrados (sedimentos) de plantas tropicais e subtropicais, que sofreram transformações com as alterações climáticas do mundo de grande pressão e temperaturas.

Pesquisas revelam que o globo terrestre possui cerca de 8 trilhões de toneladas de carvão com viabilidade de exploração, tendo como seus maiores produtores:

» Rússia
» Estados Unidos
» China
» Canadá
» Europa
» África
» Cazaquistão
» Alemanha
» Austrália

Dentre as maiores vantagens do uso do carvão mineral estão o preço (relativamente barato), a sua abundância e a versatilidade de uso, mas em contrapartida também existem prejuízos, como ser uma fonte de energia não-renovável, a poluição do ar e os problemas de saúde ocasionados aos seres humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.