Como diagnosticar Deficiência Intelectual em crianças

Uma das patologias que estão sendo colocadas em destaque na área da saúde é a Deficiência Intelectual do Desenvolvimento, particularidade caracterizada pelas limitações adaptativas dos indivíduos que nascem ou são acometidos por um intelectual inferior à média de QI descrita como “normal” pelos médicos do mundo.

A contenção de rendimento cerebral é responsável por promover uma maior dificuldade no aprendizado e entendimento das atividades diárias, mesmo que elas sejam fáceis e comuns. Especialistas revelam que esse processo se apresenta na infância ou antes da pessoa completar 18 anos e, mesmo quando atingem uma certa idade, geralmente se comportam como se fossem muito mais novas.

Essa disfunção é ocasionada por um conjunto de alterações cerebrais, podendo elas serem produzidas por fatores genéticos, problemas no parto ou pós-parto e distúrbios em alguma das fases da gestação (pré-natal, perinatal ou pós-natal).

Dentre os principais tipos de Deficiência Intelectual, os que mais se manifestam nos indivíduos atualmente são:

Como diagnosticar deficiência intelectual em crianças
Criança escondendo o rosto.
(Foto: Reprodução)

» Fenilcetonúria;
» Hipotireoidismo congênito;
» Síndrome de Prader-Willi;
» Síndrome de Angelman;
» Síndrome de Down;
» Síndrome do X-Frági;
» Síndrome Williams;
» Erros inatos de metabolismo.

Ajuda médica

O auxílio médico deve ser procurado assim que a criança começar a manifestar os seguintes sintomas:

» Dificuldades em sentar, falar, firmar a cabeça e andar;
» Demorar ou não entender as ordens que foram expressas;
» Ficar muito quietinha, evitando o contato com os demais;
» Mostrar bloqueios para a realização de atividades, sejam elas individuais ou coletivas em casa ou no colégio.

Diagnóstico

A dinamização do diagnóstico é bastante minuciosa, articula a observação de fatores sociais, ambientais, genéticos e hereditários. A sua promoção é feita por uma equipe multidisciplinar, sendo ela constituída por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais da área da saúde. 

Os processos de análise desses quadros são viabilizados através de exames morfológicos e neurológicos, considerações do histórico familiar, avaliações psicológicas de aptidão, visitas à residência e aos ambientes em que o paciente frequenta.

Opções de tratamento

Antes de mais nada, é essencial destacar que a Deficiência Intelectual não é uma enfermidade/doença, mas sim uma limitação. Os métodos de tratamento promovidos para esse tipo de patologia costumam abordar acompanhamento médico e diversificadas tipagens de estímulos, como consultas e assistências com psicólogos, fonoaudiólogos e terapeutas.

Inclusão

A inclusão social dos pacientes acometidos por essa disfunção é extremamente importante para o seu tratamento, irá ajudar no seu desenvolvimento e autonomia. Muitas oportunidades vem sendo lançadas nas comunidades para que essa classe seja favorecida, onde o apoio de toda a população é muito importante, para assim acabar de vez com o preconceito.

Métodos de prevenção

Os cuidados são responsáveis por evitar e conter os sintomas da Deficiência Intelectual. É importante que eles sejam praticados por todas as gestantes, mesmo as que não possuem históricos de patologias neurológicas ou qualquer outra alteração no desenvolvimento do feto durante a gravidez.

» Procure um obstetra ou ginecologista assim que descobrir a gravidez para começar o pré-natal;

» Faça todos os exames solicitados e obedeça as recomendações médicas;

» Mantenha uma alimentação saudável durante o período gestacional;

» Não utilize nenhum tipo de droga (seja ela lícita ou ilícita);

» Realize o Teste do Pezinho assim que a criança nascer;

» Leve o bebê para tomar todas as vacinas dentro dos prazos estipulados na caderneta e nas campanhas dos postos de saúde;

» Alimente a criança corretamente por toda a infância, principalmente durante o aleitamento materno e nos primeiros anos;

» Promova consultas regulares do bebê a um pediatra para saber como está a sua saúde;

» Participe das reuniões escolares para saber como anda o desenvolvimento da criança.

Aviso!

Esse artigo trata-se apenas de um informativo. Para saber mais sobre o assunto, procure ajuda médica. É importante ressaltar que a Deficiência Intelectual não é Deficiência Mental, o segundo caso possui características ainda mais agravantes que a do primeiro, como variações extremas de humor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.