Como decorar os elementos da tabela periódica

A classificação e organização dos elementos químicos foi uma das maiores vitorias do mundo da ciência. Na antiguidade os filósofos e pensadores acreditavam que só existiam quatro elementos fundamentais, o fogo, água, terra e ar, entretanto com o passar do tempo o alquimista Hennig Brand isolou, através da urina destilada, um elemento que foi chamado de fosforo. Esse elemento brilhava no escuro e pegava fogo com facilidade, isso foi uma reviravolta, em pouco tempo já existiam mais de 60 elementos classificados.

como decorar a tabela periódica
Tabela periódica
foto: reprodução

Entretanto existem 114 elementos conhecidos pelo homem, desses 92 são encontrados na natureza e 22 são sintéticos (produzidos artificialmente), decorar 114 elementos e algo realmente difícil, mas não  impossível.  Logicamente esse não é um trabalho simples, para decorar a tabela você pode usar varias técnicas, como musicas, versinhos, frases cuja letra dos elementos esteja presente, etc.

 Mas se você ainda está  se esforçando para decorar e nenhuma musica ou poema ajuda, a maneira mais fácil é aprender da forma tradicional, obviamente é muito mais simples decorar a tabela sabendo que ela já contém, em si, todas as suas divisões entre linhas e colunas, e ainda é em famílias ou grupos de elementos que tem características similares, como gases nobres, metais. A maneira mais simples de começar a decorar é por letras, já que nenhuma letra inicial se repete durante toda a tabela.

Elaborar frases é um método muito simples, vamos usar por exemplo: Bernado iMaginou Carla Solteira tomando Banho na Rua. Isso corresponde aos elementos da segunda coluna da tabela ou seja Berílio, Magnésio, Cálcio, Estrôncio,  Bário e Rádio.  Pode ser aplicado em todo os elementos da tabela, mas além disso não há outra formula, repetir infindas vezes a tabela será sempre a melhor solução.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.