Como controlar a embreagem na subida

Dirigir é o sonho de muitos e também o pesadelo de outros. E muitos dos que tem esse pesadelo com direção são receosos quando se encontram em situações variadas, por exemplo, como fazer o controle de embreagem, principalmente em aclives, onde o veículo deve permanecer sobre aceleração  não podendo descer. Sabe-se que não há um método padrão para dirigir, mas alguns procedimentos são essenciais para ter o conhecimento da direção.

como fazer o controle de embreagem
Controle de embreagem
(Foto: Reprodução)

Usando meia embreagem

A meia embreagem é o comando que as autoescolas mais ensinam, principalmente pela maioria dos trajetos não terem subidas que exigem muito do carro. Esse método se baseia apenas no uso da embreagem, no qual o motorista pressiona o pé na embreagem e a libera até que o carro esteja parado, depois ela solta levemente fazendo com que o carro ande para frente. O método é usado principalmente para estacionamento de veículos mas também pode ser usado em subidas leves.

Usando freio de mão

Esse método é bastante usando por iniciantes, pois sobre pressão de outros motoristas acabam não demonstrando paciência com o motorista inciante que aciona o freio de mão fazendo com que o carro pare. A função correta do freio de mão se limita  quando o carro  estacionar.

Usando embreagem e acelerador

O método correto de controle de embreagem mas também pode ser o mais complicado, principalmente devido o fato  do motorista não  utilizar o freio  que pode deixa-lo muito inseguro. O uso desse método requer um bom tempo de prática para se adaptar ao carro. Basicamente você deve pressionar a embreagem até o carro ficar estável e usar juntamente o acelerador para encher o motor e movimentar o carro. Você irá usará os dois pedais constantemente evitando que o carro desça, proporcionando uma saída rápida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.