Fc Noticias

Como as medusas se alimentam

As medusas são animais marinhos, classificados como cnindarios invertebrados. De acordo com estudiosos, a medusa que também é chamada de água-viva, pode ser um dos primeiros animais a surgir na terra, precedendo esponjas e anêmonas. A estrutura do seu corpo possui transparência e um aspecto bastante maleável, ao contrário de muitos animais, a medusa não possui cérebro.

Por serem animais simples a aparentemente indefesos, as medusas acabaram desenvolvendo em sua evolução vários tentáculos capazes de provocar queimaduras muito sérias. Dependo do tamanho da medusa e o nível de contato com seus tentáculos, a queimadura pode ser fatal. O índice desse tipo de acidente é maior em praias, mas não tem qualquer intenção do animal, na verdade eles são lançados pelas ondas do mar, uma vez que se leve corpo fica solto nas águas.

A medusa têm um esqueleto hidrostático, pois seu corpo é quase que todo completo por água.

A medusa tem aproximadamente 98% de água na composição sua estrutura, se a mesma ficar sob a areia da praia, em poucas horas ela irá derreter facilmente. Seu formato se assemelha a um guarda-chuva ou um disco, no meio da estrutura está a sua boca, e nas extremidades os tentáculos. Ainda possui células urticantes, repletas de líquido tóxico, o qual tem a ação de paralisar suas presas.

Apesar de não possuir verdadeiro sistema digestivo e nem ao menos um sistema excretor, as medusas se alimentam enquanto são deslocadas de um lado para o outro do oceano, através das correntes marítimas. Sua alimentação baseia-se entre peixes, mariscos, pequenos seres aquáticos e outros organismos. As células da gastroderme acabam auxiliando nas funções desse processo de alimentação.

Esse tipo de animal marinho pode ser encontrado de inúmero tamanhos, alguns de centímetros pequenos e outros com estrutura gigante. A medusa gigante já medida pode contar com cerca de mil tentáculos finos e 40 metros de comprimento. Quanto maior a medusa, maior é o risco de contato, transforma -se em uma verdadeira armadilha para os outros pequenos habitantes do mar.

Sair da versão mobile