Comer muita pimenta faz mal á saúde

Assim como os demais alimentos, a pimenta pode fazer bem e mal á saúde, dependendo da maneira, quantidade e frequência em que é consumida. Os exageros sempre causam alterações no organismo dos indivíduos, mas quando a ingestão é realizada de forma controlada, nenhum risco é proporcionado.

Pesquisas revelam que as pimentas são benéficas para a saúde, porque em sua composição pode ser encontrados atividades anti-inflamatórias, antimicrobiana e anticancerígena, além disso, elas reduzem os níveis de colesterol, proporcionam um melhor funcionamento para a flora intestinal e aceleram o metabolismo.

Perigos e benefícios que o consumo de pimenta proporciona a saúde humana.
Pimentas: benefícios e malefícios.
(Foto: Divulgação)

Nem todo tipo de pimenta é benéfica ao organismo. As melhores para serem consumidas são as do gênero Capsicum (cumari-do-Pará, malagueta, dedo-de-moça, murupi, biquinho, cambuci ou chapéu de frade, jalapeño, pimenta de cheiro e pimenta de bode). Quanto mais ardência elas possuem, maiores taxas de princípios ativos são encontrados.

As pimentas Capsicum possuem muitos nutrientes, o que ajuda na prevenção de várias doenças, tal como a gripe, enfermidades crônicas, cardiovasculares, catarata, artrite, câncer e sem mencionar que proporciona o emagrecimento quando combinada com uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos, agindo  contra o envelhecimento.

Quantidade recomendada para o consumo

O segredo de uma boa alimentação é comer pouco e não exagerar na frequência do consumo. Orienta-se que as pimentas sejam ingeridas até no máximo 3 vezes por dia, no caso de pessoas que não possuem nenhum tipo de doença gastrointestinal ou hemorroidas. Para essas, a quantidade máxima deve ser 1 pimenta.

Como consumir?

A melhor forma de ingerir esse alimento é quando está fresco, porque todos os seus nutrientes ficam mantidos, proporcionando maiores benefícios aos consumidores.

Perigos

Como vimos anteriormente, qualquer alimento consumido com exagero proporciona malefícios á saúde e isso não seria diferente em relação as pimentas. As que possuem molhos (que não são frescas) são as mais perigosas, a sua demasiada utilização pode causar náuseas, vômitos, queimaduras ou bolhas na boca e na língua, alterações na respiração, problemas na hemorroida, entre outros.

Contraindicações

Para quem tem úlcera, gastrite e hemorroidas o uso da pimenta se faz como contraindicação pois, pode agravar ainda mais a saúde do indivíduo, principalmente se a forma de consumo escolhida for com molhos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.