Com quantos anos posso freqüentar uma academia

A estética é muito importante no imaginário coletivo atual, a indústria da moda juntamente com midiatismo pregam esteriótipos que acabam se tornando valores, próprios de nosso tempo. Um deles é aparência corporal, que coloca o corpo sarado como sinônimo de saúde e beleza ideal. Nessa busca vemos as academias cada vez mais cheias de alunos que cada vez iniciam mais jovens, na busca pelos músculos perfeitos. O que nós gera uma pergunta, com quantos anos podemos frequentar a academia?

Não existe uma idade concreta para início de atividades físicas na academia, sendo recomendação mínima  esperar até  dos 12 anos, para evitar problema no desenvolvimento do corpo. Nessa faixa etária se recomenda explorar os exercícios aeróbicos que podem combater e afastar o risco da obesidade, e dar mais preparo, resistência e performance para a prática de outros esportes.

musculação idade para iniciar
O problema não é a idade inicia dentro do mundo da musculação, mas a forma, muitas vezes negligenciada, com  que isso acontece

Quanto a musculação, o assunto que divide opiniões, alguns dizem que iniciar essa prática na adolescência pode reverberar negativamente no crescimento e desenvolvimento do corpo, freando-o. Temos que ter cuidado com afirmações categóricas desse tipo, pois os treinamentos com carga pode ser orientados de diversas maneiras com treinamentos específicos conforme o estágio desenvolvimentista e finalidades dos exercícios. O que acontece, é que a partir da puberdade até cerca de 18 anos nosso corpo é acometido por uma série de mudanças físicas e biológicas fomentando-se para a fase adulta, quando iniciamos um treino de musculação muito intenso e pesado o foco do nosso organismo pode ser desviado para a recuperação e crescimento da musculatura, deixando para segundo plano o crescimento.

Outro ponto importe a se destacar é que durante a adolescência a tendência de crescer torna nossas estrutura corporal mais frágil deixando nós mais suscetíveis a lesões, potencializando os danos de um treino mal realizado. Nesse tocante salientamos a figura mais importante no processo, o instrutor. Com 16 anos já podemos introduzirmos-nos nos exercícios com carga desde que assessorado por um profissional adequado que cuidara para que você não cometa excessos.

Cabe ao professor com todo o seu conhecimento adquirido na profissão em uma analise individual de cada aluno, estabelecer a quantidade de carga que não lesione os tendões e prepare a musculatura de forma paulatina. Muito peso, evidenciado pela dificuldade do aluno em executar o exercícios, pode exercer pressão nos discos intervertebrais e provocar o fechamento precoce, além de problemas relacionados a hipófise, perca de elasticidade dos músculos, comprometimento ósseo  que juntos corroboram para o não desenvolvimento pleno da estatura.

Todo o processo de moldação muscular deve ser encarado como lento e gradual, que exige disciplina, empenho e respeito aos limites do corpo, o que contrasta  com o imediatismo do mundo contemporâneo, que leva muitos  a atalhos perigosos. É importante  estar esteado por uma uma equipe qualificada dentro da academia, que se preocupe realmente com a saúde de seus alunos e trabalhe em prol disso e jamais coloque a efémera aparência em detrimento de sua essência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.