Charles Babbage: vida, obra e invenções

Charles Babbage é considerado como um importante matemático, cientista, engenheiro mecânico, filósofo e inventor inglês. Nasceu no dia 26 de Dezembro de 1791 em Londres e faleceu na mesma região no dia 18 de Outubro de 1871. Sua maior referenciação é como o grande inventor que projetou o primeiro computador de uso geral, utilizando apenas partes mecânicas, a máquina analítica, dito ainda como o “pai da computação”.

Charles Babbage (Foto: Reprodução)
Charles Babbage
(Foto: Reprodução)

O cientista além de inventor, também foi um grande professor de matemática, escritor de artigos sobre geologia, física, estatísticas e matemática e ajudou a modernizar o sistema de código postal inglês. Foi casado com Georgiana Whitmore, onde viveram em Dudmaston Hall, Shropshire, depois na casa de número 5  na rua Devonshire Street, em Portland Place, Londres. O casal teve 8 filhos, mas apenas 4 sobreviveram, sendo eles Benjamin Babbage Herschel, Georgiana Whitmore, Dugald Bromhead Babbage e Henry Prevost.

1811

Em 1811 começou a desenvolver uma máquina de calcular considerada até hoje como a percursora da invenção do computador. Ela era capaz de descartar todos os erros cometidos pelo método manual – que eram utilizadas tabelas astronômicas e de navegação.

Seu projeto ficou pronto no ano seguinte, trabalhando com 8 posições decimais, calculando diferenças finitas. Em 1833 seu projeto avançou e já era capaz de somar, subtrair, dividir, multiplicar, fazer operações em sequência es armazenar resultados intermediários de até mil números de 50 dígitos.

Toda a criação de Babbage exigia técnicas muito avançadas e bastante caras para a época. Alguns a consideravam como uma inovação muito duvidosa e por causa disso, ela não saiu do papel, fazendo com que os criadores do computador moderno não soubessem da sua invenção.

Após a sua morte, entre os anos de 1985 a 1991, o Museu de Ciência de Londres teve a grande ideia de construir algumas de suas invenções inacabadas, seguindo todas e apenas as técnicas que Babbage utilizava em sua época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.