Ceftriaxona: Tudo sobre

A Ceftriaxona é uma substancia usada como antibiótico é indicado para combater germes sensíveis, atuantes em doenças como Meningite, Infecções renais e do trato urinário,Infecções intra-abdominais, Infecções do trato respiratório, Infecções genitais, Borreliose de Lyme (Doença de Lyme), Sepse, etc. Esse é um medicamente que ainda está sobre estudos, até agora se mostra muito promissor mas ainda existem contra indicações.

medicamento Ceftriaxona
foto: reprodução

Contra indicações

A Ceftriaxona é contra indicada para  pacientes com hipersensibilidade aos antibióticos do grupo das cefalosporinas pois existe uma boa chance de provocar alguma reação alérgica, a Ceftriaxona também não deve  não deve ser adicionada a soluções que contenham cálcio, a Ceftriaxona dissódica é incompatível com amsacrina, vancomicina, fluconazol e aminoglicosídeos.

Reações é efeitos colaterais

A reações ou efeitos colaterais são relatados como mínimos afetando cerca de 2% dos pacientes entre as mais relatas estão fezes moles ou diarreia, náusea, vômito, estomatite e glossite, outros distúrbios como eosinofilia, leucopenia, granulocitopenia, anemia hemolítica, trombocitopenia, exantema, dermatite alérgica, prurido, urticária, edema e eritema também foram relatados, mas em uma quantidade minima.

Uso na gravidez

Estudos comprovaram que a Ceftriaxona atravessa a barreira placentária, entretanto nenhuma reação negativa foi observada, os estudos sobre essa área ainda estão sendo realizados, mas ao que tudo indica não provoca nenhum efeitos pós-natal, entretanto também foi observado que a Ceftriaxona é excretado junto ao leite humano, portanto os médicos recomendam cautela em seu sobre o risco de provocar uma superdosagem.

Aplicação

O medicamente deve ser mantido sobre temperatura ambiente de 15º a 30 º a maneira mais comum de se aplicar e por ampola, recomendasse aplicar nos glúteos, não recomenda-se aplicar mais de 1g em cada glúteo, a Ceftriaxona é um medicamento livre fe faixa etária e pode ser usado em todas as  idades, com prescrição medica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.