Carta de crédito como funciona

As cartas de crédito funcionam como dinheiro eletrônico, sendo elas um instrumento de compra internacional disponibilizado por bancos para importadores brasileiros, com a finalidade de garantir ao exportador (estrangeiro) o pagamento em espécie dos seus serviços e produtos prestados.

Essa modalidade de amortização é fornecida para clientes empreendedores e que tenham limites de créditos aprovados em suas instituições bancárias. Os principais benefícios de uso da carta são:

  • Agilidade
  • Eficácia
  • Rapidez
  • Simplificação do processo documentário de importação, que necessita de aval para ser expedido
Carta de crédito como funciona
Facilidades e benefícios da carta de crédito.
(Foto: Reprodução)

Tipos de carta

» Revogáveis: utilizadas onde o comprador tem elevado poder de negociação.
» Irrevogáveis: disponibilizam mais segurança ao vendedor, sendo as mais indicadas a ser contratadas nas agências bancárias.

Como solicitar?

Para realizar esta petição, é necessário que o importador se destine até o seu banco ou acesse o seu portal eletrônico, preencha todo o formulário do “Pedido de Abertura de Carta de Importação”, encaminhando esses dados posteriormente ao seu gerente bancário ou instituição de relacionamento.

Atenção: Caso o crédito seja aprovado, o banco entrará em contato com seu cliente, informando as condições e disponibilização da carta, sua forma de pagamento, entre outros.

Observações

» Observe quais as taxas de juros cobradas nos bancos da sua região em relação a esse tipo de serviço, contratando as que são mais vantajosas.

» Fique atento a todos os tópicos presentes no contrato desse serviço, como anuidade, uso emergencial, emissão de cartões extra, etc.

» Analise atentamente como funciona essa transação e veja se está dentro das suas disponibilidades financeiras, se essa opção é a melhor a ser aderida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.