Calvície tem cura ou tratamento

Muitas pessoas pensam que a calvície é um problema apenas masculino, mas ele também afeta as mulheres.

Causas

* Herança genética e alterações hormonais: o pelo vai se afinando levemente e vai caindo aos poucos. O uso de tocas e bonés aceleram esse processo de perca dos fios. Ainda não possui cura, mas há tratamentos que fazem com que o processo seja mais lento.

 * Renovação dos fios de cabelo: os fios de cabelo são renovados no decorrer da vida, o que acontece é que pessoas com tendência genética vão perdendo o novo crescimento desses novos fios durante o longo dos anos, formando “buracos” sem cabelo na região da cabeça ou com apenas poucos fios bem finos e sem nenhuma resistência.

* A calvície nas mulheres tem por fator o estresse, a ansiedade, sofrimento emocional, a anemia, alterações na tireoide e herança genética. A mulher não fica careca, mas sofre com uma grande queda de cabelo e os fios que sobram ficam muito finos e frágeis.

Calvície
Foto: Reprodução

O termo utilizado pelo médico quando constatado a redução dos cabelos é alopecia. Os especialistas que cuidam dessa área médica são os dermatologistas e os cirurgiões plásticos.

Muitos cientistas fizeram várias conclusões sobre os tipos de calvície, mas a única mudança desses modelos são a localização da parte onde está acontecendo a perca de cabelo.

A hereditariedade está presente em maior quantidade hormonal dentro dos 17 anos de idade. Esse é o ponto onde deve ser feito prevenções para que o cabelo não caia tanto, pois se não, a pessoa ao chegar aos seus 22 anos já estará com uma imensa redução capilar.

As pessoas que se previnem nesse momento e cuidam para que essa grande redução não aconteça, começará a perceber os sinais da calvície apenas com seus 26 anos, mas os tratamentos devem ser contínuos para que não fique careca de vez antes de chegar em uma idade mais avançada.

Fatores de Crescimento

Calvície feminina
Foto: Reprodução

Existem 3 tipos de fatores de crescimento, que já estão sendo produzidos em laboratórios e vendidos em forma de loções, eles ajudam na sustentação da força capilar, ajudam a aumentar o crescimento e a diminuir a queda dos fios. São eles:

IGF – Fator de Crescimento Insulínico;

bFGF – Fator de Crescimento Fibrosblástico básico;

VEGF – Fator de Crescimento Vascular.

Tratamentos

* Transplante capilar: transplante feito por processo cirúrgico, onde o cirurgião plástico irá retirar fios de lugares da cabeça onde tem mais cabelo para inserir um por um no local onde está havendo a redução;

* Medicamentos: o dermatologista indica que medicamentos sejam tomados quando o caso é descoberto logo no início de sua redução. Os medicamentos mais utilizados podem ser encontrados em farmácias de manipulação e tem por principais bases o finasterida e o minoxidil;

* Laser: tratamento de alto custo, é encontrado em clínicas capilares. Funciona como efeito anti-inflamatório e não proporciona quase nenhuma diferença de crescimento ou aumento de fios na região afetada.

A busca de tratamento ocorre mais rápido em casos de calvície em mulheres do que em homens, pois o cabelo é um dos fatores principais da estética delas, quando há alguma alteração ou redução, os especialistas são procurados rapidamente. Esse é um dos fatos que faz ser muito difícil ver uma mulher careca ou com grandes falhas de cabelo.

Especialistas buscam todos os dias em suas pesquisas, uma resposta de cura ou de tratamento totalmente eficaz para a calvície, mas por enquanto, nenhum fator foi descoberto.

Calvície homem
Foto: Reprodução

O grande problema de muitas pessoas que se encontram em estágio avançado da calvície é porque elas só procuraram ajuda depois de perder bastante fios de cabelo, de usar medicamentos vendidos em sites e na TV ou shampoos e produtos anti-queda, que não fazem nenhuma modificação em relação a alopécia.

O homem/mulher, jovem ou garoto/garota que perceber que algo está acontecendo errado ou ver que a sua família possui essa genética, deve procurar imediatamente um especialista no caso para começar o tratamento adequado, fazendo com que assim, a queda seja diminuída e controlada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.