Brinquedo para criança de 2 anos

Segundo Piaget, um dos maiores nomes da psicologia educacional e grande colaborador da pedagogia, o  desenvolvimento cognitivos de um indivíduo começa desde o útero materno e se estende até próximo aos dezesseis anos. Faremos uma recorte na teoria do pensador para explicar a relação dos brinquedos infantis com a progresso psíquico da criança.

crianças
Os brinquedos auxiliam no desenvolvimento inter e intrapessoal das crianças

De 0 a 2 anos os seres humanos passam por um  fase que Piaget denominou Sensório-Motora, nela tem início a fomentação mental, o bebê começa a percebe tudo o que está a sua volta, e  a construir combinações esquemáticas simples para conceber os movimentos que o cerca, depois do primeiro ano de vida, já consegue estabelecer relações com base no princípio de causalidade e no sentimentalismo primário, saindo do egocentrismo e aos poucos  se prostrando perante o mundo. O segundo ano de vida marca a passagem do período sensório motor paro o pré- operatório, neste fase a criança já consegue ter pequenas abstrações que fogem à práxis, até mesmo associando representações a objetos concretos.

O brinquedo é um importante mecanismo de aprendizagem e construção da personalidade na infância,  quando vemos com um olhar mais atento uma crianças brincando, vemos as importantes ligações que essa faz da sua vivência, reproduzindo  suas experiências na atividade recreativa. Brinca é algo comum a todos, e por isso, pode ser entendido com um processo natural da criança que trabalhas as capacidades sensoriais e psicológicas, uma espécie de esteio para a solidificação dos aprendizados e inserção cultural.

Por volta de dois anos a criança ainda está estabelecendo o equilíbrio arriscando movimentos mais complexos então, brinquedos que permitam atividades motoras são aconselháveis, triciclo,  centro de atividades e brinquedos de balanço são bons exemplos. Para  colaborar com desenvolvimento sensorial do bebê abuse dos brinquedos com formas espaciais e cores interessantes, bonecas sem muitos detalhes mais que permite o reconhecimento anatômico e brinquedos de blocos de encaixe são opções interessantes.

Aos poucos vá introduzindo brinquedos mais complexos como livros para colorir, historinhas ilustradas e objetos de montagem. Saiba notar as nuances que seu filho te dá com certeza notará a evolução do pequeno, e saberá a hora certa de propor novos e divertidos estímulos para ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.