Árvores do Brasil com flores

O Brasil possui grande riqueza em fauna e flora, é o país com maior diversidade verde do planeta, isso graças aos a amplidão de ecossistemas e biomas que por aqui se estabelecem. Uma das belezas das nossas matas são as árvores floríferas que colorem as paisagens nacionais, essas formações vegetais são alem de imponentes, importantes para toda a vida no mundo, inclusive a dos seres humanos, pois, na respiração das plantas o ar atmosférico é abastecido com mais oxigênio durante todos os dias.

Aqui vemos a importância também histórica das árvores, já que, levamos o nome de uma na própria nomenclatura do país, o nome Brasil,  advento do Pau-Brasil, maior riqueza encontrada nesse solo nos tempos da chegada lusitana. Dessa madeira era extraída uma tintura de cor de brasa ( dai brasil), que servia principalmente para o tingimento de tecidos obtendo uma tonalidade próxima ao purpura.

As mais famosas árvores floríferas brasileiras pertencem ao grupo das Tabebuias, os populares Ipês, na época da flora ficam recobertas de flores sem nenhuma folha, os ipês podem apresentar três diferentes colorações: amarelo, roxo e branco. O a importância do ipê consta até na legislação brasileira, já que em 1978 a flor da árvore tornou-se simbolo da nação oficial.

Outras lindas árvores com flor com locus no Brasil são os Flanboyants, que embora não sejam naturais das nossas fronteiras adaptaram-se muito bem ao clima tropical; espatódea, abricó de macaco, Jacaranda Mimoso  entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.