Aquecedor solar popular

Aquecedor ASBC
Modelo do aquecedor ASBC

Caminhando junto com a sustentabilidade, as industrias começaram a produzir equipamentos que utilizam recursos renováveis para atender a população, para diminuir custos e diminuir a poluição.

Aparelhos fornecedores de energia solar e eólica já são utilizados por uma vasta área de serviços e localidades, mas para obter um desses aparelhos o custo antes que era altíssimo agora consegue ser reduzido para atender a uma demanda maior da população.

Sistema ASBC

O sistema ASBC (Aquecedor Solar de Baixo Custo) está sendo proposto para a sociedade pela ONG Sociedade do Sol, que inventou a estrutura para ajudar a diminuir os custos de famílias carentes, mas por ser um aparelho tão eficaz, já está sendo vendido para muitas pessoas e já conquista o mercado dos consumidores.

O aquecedor popular foi feito para substituir a energia que esquenta a água do chuveiro, que é o que mais consome energia dentro de uma casa. Com a inserção desse novo sistema, a residência pode chegar a uma economia de até 75% na conta de luz.

O aquecedor solar popular é uma das invenções que pode diminuir muito o custo de uma residência e seu preço é bem mais em conta, pois para sua construção é necessário utilizar apenas um chuveiro elétrico, a caixa d’água, placas de forro – divisórias de PVC – e tubos de PVC. As placas de forro são os coletores usados para armazenar a energia solar para aquecer a água que será utilizada, os tubos são ligados a caixa d’água, aos coletores e ao chuveiro para fazer a água circular.

Veja o esquema:

1 – Reservatório;

2 – Coletores;

3 – Chuveiro;

4 – Sistema de tubos.

ASBC residencial
Esquema de como funciona o ASBC residencial.

 

 

 

 

 

 

 

 

Ele funciona da seguinte maneira:

Como funciona o ASBS
Como funciona a condução da água pelos canos de PVC no sistema ASBC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A quantidade de coletores instalados varia da dimensão, de quantos litros contém a caixa d’água.

Essa estrutura é feita pelo próprio consumidor, onde ele deve consultar o site da ONG e fazer o download do  manual para ter a ideia de como montar o aparelho sozinho. Os projetos da Sociedade do Sol abrange não somente as casas mas também a construção de aquecedores em escolas e até piscinas. Em caso de dúvida sobre a quantidade de equipamentos que terá que comprar e sobre como montar toda a estrutura basta apenas acessar o site da ONG e obter todas as informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.