Aprenda como tirar a cera do pneu de moto

Motos novas sempre vão vir com alguns detalhes a mais  e que precisam ser ajustados. Uma das coisas que impede que as motos sejam aceleradas com toda a sua potência é a cera nos pneus. A cera serve como um desmoldante, ela é adicionada a borracha na preparação do pneu. Os fabricantes recomendam que retire a cera antes de acelerar a moto pra valer, pois pode se tornar bem escorregadia.

cera de pneus novos
retirando cera dos pneus
foto: reprodução

Retirando a cera

Basicamente, o recomendado é deixar a cera sair naturalmente, para isso basta apenas rodar alguns quilômetros. Deve-se ter um cuidado especial com as curvas, pois a maior parte da cera fica nas laterais do pneu. Para retirar a cera o pneu deve atingir uma temperatura alta, portanto o recomendado é fazer uma longa jornada para aquecer-lo, mas não é necessário que rode em alta velocidade.

Retirando manualmente

Para não esperar tanto e acelerar a sua moto, você também pode optar pelo  lixamento do pneu, usando lixas 80, mas não é o recomendado e  principalmente para motos com pneus mais finos. A questão do lixamento é de preferência de cada um.  As lixas podem ser encontradas em qualquer loja de materiais para construção. Basta lavar o pneu com querosene e passar um pouco de palha de aço ou simplesmente usar detergente e escova, cuidado para não lixar muito o pneu pois  pode desgasta-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.