Aprenda como entrar na Bios

As famosas Bios são de dar medo em qualquer um que queira mudar as configurações do computador. Já que elas não são ligadas ao sistema operacional, mas sim à placa mãe do computador. Ou seja, todas as configurações das bios funcionaram de modo independente, portanto não é bom cometer erros na hora de configurar as bios, pois em alguns erros podem até mesmo danificar o processador.

Configurações das bios
Bios
foto; reprodução

Entrando na Bios

O acesso as Bios vai depender do modelo da placa mãe, geralmente ele é feito com alguns destes três botões, “F2“, F12” e “Delete“. Para descobrir qual o botão que te leva às Bios, basta prestar atenção na inicialização. Nas primeiras telas logo abaixo aparece uma mensagem dizendo qual o botão deve apertar.

Dica: aperte repetidas vezes até que a tela da Bios apareça para que não dê tempo do sistema operacional iniciar.

O que é possível configurar

Dentro das Bios é possível fazer diversas configurações, ela controla todos os hardwares que são ligados ao computador e pode até decidir qual a ordem de detecção desses hardwares ou até mesmo desligar o reconhecimento de alguns deles, fazendo a maquina os ignorá-los. Também é possível configurar a hora, e opções de energia e claro o mais arriscado, a frequência do processamento do processador. Algo feito por pessoas que conhecem muito de informatica, onde é possível fazer o famosos overclock.

Para configurar as Bios basta se mover pelas “teclas de direção“, pelo botão “Enter” para entrar e mudar opções. O botão “ESC” para sair e “F12” para salvar as configurações. Em alguns modelos é possível colocar senha para o computador independente do sistema, entretanto se perder a senha não a recuperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.