Animal com maior tempo de gestação

Compreende o tempo de gestação o desenvolvimento do embrião no útero que começa na fecundação e se finda com o nascimento, esse termo só pode ser aplicado para animais vivíparos muitos ainda dizem que só engloba as características dos mamíferos. De fato, parece óbvio por que o termo não podem ser aplicado para os ovíparos, que tem todo ou parte do processo de maturação dentro dos ovos. A seguir tentaremos descobrir qual o animal tem o maior tempo de prenhez.

São 720 de Gestão de um Elefante.
Elefantas podem ficar até 720 dias prenhas

Se tomarmos esses partimos do pressuposto que apenas os mamíferos executam processo gestativo, podemos dizer que os elefantes africanos assumem a liderança, os maiores animais em terrestres que chegam a uma expectativa de vida de 80 anos, tem um processo gestativo que beira os dois anos até o parimento, para ser mais especifico as fêmeas dessa espécie ficam gravidas entre 660 e 720 dias.

As especificidades dessas espécie não param por ai, eles se agrupam em sociedade matriarcais , por isso, se o filhote for do prole for do sexo feminino, ela seguirá os passos de sua progenitora por toda a vida, contudo os machos são expulsos do bando quando atinge em média dose anos de idade e passam a vagar sozinhos pelas savanas.

A gestação de uma salamandra Alpina pode chegar até 3 anos de duração
A gestação de uma salamandra Alpina pode chegar até 3 anos de duração

Mas exite um anfíbio em especial que consegue superar o tempo de gestação dos gigantes africanos, as Salamandras Alpina, elas vivem na Asia, África e no Monte Jura e nos Alpes Europeus. Para considerar o tempo de gestação desse animal como legitimo teremos que voltar no inicio de nosso texto e desconsiderar a aplicabilidade do termo apenas para mamíferos, expandindo a viviparidade a outras classes de animais.

Feito essa reflexão podemos continuar, as Salamandras Alpinas podem chegar até 3 anos de gestação, uma explicação para isso é o clima frio e escasso onde se desenvolve que inviabiliza a maturação dos filhotes em uma única estação. Dentre todas as espécies de salamandras essas são as únicas que não põe ovos. Elas possuem um sistema de ovidutos, onde cada um produz dezenas de ovos que são nutridos durante toda a ” gravidez”, de todos esses ovos apenas dois vingaram, os demais serviram com suprimento para estes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.