América latina: localizaçao e regionalizaçao

A América Latina é uma região do Continente Americano, situado em todo o território abaixo dos Estados Unidos da America. Atualmente e habitado por quase um bilhão de pessoas, recebeu esse nome de América Latina do Imperador Frances Napoleão III.

Denominando assim todos os países da América que falavam a língua romântica derivada do latim, assim como o próprio Frances era, somente após a segunda guerra mundial, o México juntamente com todos os outros países do Sul abaixo dos Estados Unidos foram considerados como parte da América Latina.

America Latina

Primeiro contato

O primeiro contato dos europeus com os habitantes da América aconteceu em 1492 quando Cristóvão Colombo encontrou esse novo continente, por esse motivo eles foram chamados de pré-colombianos, ao contrario do que se pensa os povos que aqui habitavam já detinham grandes sistemas políticos e econômicos e a invasão dos europeus para colonização não foi um processo fácil, estimasse que em toda América latina colonizada existissem mais de 20 milhões de habitantes.

Colonização

Após o tratado de Tordesilhas dois países começaram a explorar e a colonizar essa terra Espanha e Portugal, a maior parte foi dada a Espanha, deu-se inicio a um extenso processo de exploração, escravização, conflitos, doenças, tudo isso acabou dizimando milhares de populações indígenas, a primeira pratica econômica implantada pelos conquistadores foi a da agricultura, um sistema de monocultura de plantação por extensos territórios, os americanos chamaram esse sistema de Plantation.

Etnia e Cultura

Esse modo de produção hoje traz muito consequências, como latifúndios, concentração de terras nas mãos de poucos, dependência de exportação, com a mistura de vários povos que foram usados na colonização, surgi um contexto de uma nova povo mestiçado principalmente por negros, ameríndios e europeus, toda essa mistura deu espaço para uma nova cultura, um nova formação étnico-cultural foi trabalhada por esse habitantes da América Latina, e hoje da espaço a uma enorme diversidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.