Alistamento Militar : Como se Alistar, Datas, Locais e Documentos

As forças armadas de um país pode ser explicado como o conjunto de organizações bélicas de defesa e ataque de um país, em defesa dos interesses nacionais e proteção das fronteiras. Todo jovem com nacionalidade brasileira do sexo masculino ao completar 18 anos deve se apresentar, em caráter obrigatório, a ajunta militar mais próxima de onde reside e alistar para compor as fileiras do Exercito, Marinha ou Aeronáutica, conforme a disponibilidade do serviço na região.

O alistamento Militar deve ser feito dentro do prazo que se estende de 1 de Janeiro até o último útil de Junho, que no caso de 2013 será o dia 28, isso vale também para brasileiros com residência no exterior, estes devem procurar a Embaixada ou o Consulado Brasileiro dentro dos prazos citados. Para se inscrever corretamente você  precisa levar com você uma foto 3×4 e a Certidão de Nascimento. Quem não cumprir as datas previstas pagara multa e R$ 1,38 por cada ano em dívida com país.

Alistamento do Serviço Militar
O Serviço Militar é um dever cívico e uma demostração de amor a sua pátria.

Os cidadãos considerados aptos a servir no momento da seleção devem se apresentar novamente a junta nas datas estipuladas, geralmente entre os dias 2 e 15 de Janeiro do ano subsequente, lá passará por uma reavaliação que definirá se ele realmente vai no serviço militar ou se serão dispensados, permanecendo na reserva. É na seleção geral que o jovem é indagado a qual Força aspira servir, mas a definição disso leva em consideração o desempenho obtido nas avaliações físicas.

A obrigatoriedade de atuação para com o Serviço Militar compreende o período de um ano, onde o soldado primeiramente passara por um treinamento geral e depois por um treinamento específico em algum setor. Após esse tempo se o mesmo desejar seguir carreira nas forças armadas  será submetido a uma nova avaliação de suas potencialidades e se novamente aprovado pode estender sua estádia por mais 7 anos.

Os indivíduos que se encontra em situação de contravenção as legislação vigente que sustenta o carácter obrigatório do serviço militar, não tem acesso a sua cidadania plena, não podendo trabalhar de carteira assinada, ingressar ou concluir nível de ensino público, assumir cargos de ordem estatal, tirar documentos pessoais, por esse motivos é de substancial importância a atenção as datas.

Podemos dizer que o serviço militar é duplamente importante, primeiro pelo seu tocante cívico, e segundo pela formação individual empírica, lá o recruta é submetido a uma série de situações  que ajudam a consolidar seu caráter cidadão, desenvolvendo valores como como respeito, lealdade, solidariedade, espírito patriótico, disciplina e cooperação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.