Como e feito um batizado: Catolicismo, Islamismo, Judaísmo, Protestantismo e Candomblé

O batismo é um ritual realizado por entidades religiosas ou não que simboliza a imersão, esse é um rito de inicialização, mais comumente conhecidos pelos cristãos, que simbolizam em um batismo de imersão nas águas o inicio de uma nova vida, livre dos pecados, um ritual que representa a honra pelo sacrifício de Jesus Cristo na cruz. Entretanto não só os cristãos, mas outras religiões também contam com rito de batismo ou semelhantes.

batismo

Catolicismo

No catolicismo uma pessoa tem que passar por três fases de aceitação para pertencer realmente a religião, o primeiro passo é o batismo, geralmente um recém-nascido ou de até um ano tem o seu peito ungido com óleo, o padre então faz o sinal da cruz sobre a criança simbolizando o sacrifício de cristo, então derrama uma pouco de água abençoada sobre a cabeça da criança. O segundo passo é o sacramento, e quando a criança geralmente entre 9 e 10 anos, participa de uma ceia simbólica onde recebe a hóstia (pão) e o vinho, simbólicos do cristianismo como o corpo e o sangue de cristo. O terceiro é ultimo é a crisma, a confirmação do bispo, geralmente ocorre de 14 anos para cima.

batismo

Islamismo

Para muitos dos islâmicos a fé é um a coisa mais importante em sua vida, quando uma criança nasce a primeira palavra que ela deve escutar é Deus, após o nascimento o pai diz o Azan no ouvido da criança, uma espécie de pronunciamento dos fundamentos da religião, na primeira semana de vida, o recém-nascido tem seu cabelo raspado, a família do recém-nascido deve oferecer o peso da criança em prata e doar ao pobre. O nome da criança da criança e escolhido na cerimonia, a família também realiza akkika uma espécie de banquete que tem geralmente o carneiro como prato principal, por ter sido um animal simbólico na história de Abraão.

batismo

Judaísmo

Se uma menina nascer, o pai leva a criança para a sinagoga e lhe dar um nome perante o torá, se for um menino ele deve receber um nome durante a circuncisão, realizada perante a presença de 10 homens, a iniciação religiosa acontece ao 13 anos para os meninos na cerimonia conhecida como bar-mitzvá, ou para as meninas aos 12 anos conhecida como bat-mitzvá, em ambos os ritos, os jovens devem ler trechos do torá e orações em hebraico para demostrarem a sua entrega para a sua nova fase na fé.

batismo

Protestantismo

Para os protestantes não existe uma idade certa para a iniciação mas a maioria das igrejas protestantes só realizam batismo a partir dos 10 ou 12 anos, mas na maioria dos casos são adultos, o batismo ocorre com uma imersão completa sobre as águas, igual a feita por Jesus quando foi batizado por João Batista, o pastor geralmente fala umas perguntas para afirma a certeza do batismo e muitas orações são feitas abençoando os recém-batizados.

batismo

Candomblé

Ao nascer em uma família que segue o candomblé a criança é batizada no ritual do ekomojade, o pai de santo então ira ser consultado para saber qual o orixá (espécie de deus) da criança, então ela receberá um nome religioso africano, ela é banhada em vários líquidos como óleos e mel, após isso todos os membros do candomblé louvam seus orixás, que só são fixados mediante a um longo processo de isolamento é purificação que acontece antes da pessoa ser apresentada a comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.