Fc Noticias

Procedimento para colocar balão no estômago

O BIB, ou balão intragástrico ou balão gástrico é o mais novo procedimento utilizado para tratar pessoas com obesidade, isto é, aquelas que possuem seu IMC (Índice de Massa Corporal) superior à 30. Esse processo não é cirúrgico e nem farmacológico, podendo proporcionar a perca de 15 à 20 quilos em apenas 6 meses.

Como é colocado?

O BIB é um balão de silicone que é colocado no estômago do paciente através de um procedimento muito parecido com a endoscopia, onde ele é inserido pela boca e com uma câmera é encaixado. Tudo isso acontece sem a sedação do paciente e não proporciona a ele nenhum tipo de dor. Tudo isso leva cerca de 15 minutos ou menos (em alguns casos).

O balão não produz nenhum efeito adverso no meio gástrico do indivíduo. Além disso, logo após terminado a sua inserção, o paciente poderá voltar para casa, sem que haja necessidade de internações.

Todo esse tratamento dura aproximadamente 6 meses e a remoção do BIB é realizada de uma maneira semelhante a sua inserção.

Passo a passo de como é colocado o balão intragástrico.
(foto: Reprodução)

Efeitos colaterais

A curto prazo:

A longo prazo:

Benefícios

A adaptação do BIB dura cerca de 2 à 3 dias. Sua maior vantagem é que o paciente sente-se satisfeito por um período maior de tempo, fazendo assim com que não coma demasiadamente. Com isso, ainda perderá peso sem que haja qualquer tipo de esforço.

Todo esse tratamento é feito por uma equipe composta de nutricionistas, psicólogos, preparadores físicos e outros médicos. Dessa maneira o controle do indivíduo é realizado durante os seis meses que o BIB fica no estômago, tendo eles o enfoque principal a reeducação alimentar do paciente, retirando-o da sedentariedade para que ele possa manter ou perder ainda mais peso após a retirada do balão gástrico.

Preço

Existe uma certa variação de preço dependendo do local e país onde o paciente deseja realizar esse procedimento. As regiões que mais realizam esse processo são o Brasil, a Espanha e Portugal. Confira os valores (em média):

Observação: Os valores descritos acima correspondem ao balão gástrico, a sua colocada e retirada.

Sair da versão mobile