Os símbolos da paz e seus significados

Muitos símbolos que carregaram, ou que ainda carregam o significado da paz, alguns ficaram mundialmente conhecidos. Símbolos como a bandeira branca são comumente associados a paz devido a cor branca que simbolizar a clareza. A mesma é usada como sinal de trégua ou rendição em períodos de guerra.

Pomba com ramo de oliveira

símbolos de paz
Pombo com ramo de oliveira
(Foto: Reprodução)

A pomba branca com o ramo de oliveira no bico  tem um significado bíblico. Segundo a escritura sagrada, uma pomba trouxe um ramo de oliveira para Noé após o diluvio. O ramo em si significa que havia terra seca e que Deus novamente estava estreitando uma nova aliança com o homem. Com o passar do tempo, ainda na bíblia, a pomba branca aparece novamente quando Jesus é batizado por seu primo João Batista nas águas do rio Jordão. Naquele momento a pomba é uma representação do espirito santo e simbolo de paz e esperança entre os homens.

Simbolo do desarmamento nuclear

símbolos de paz
Símbolo da paz
(Foto: Reprodução)

O simbolo de um circulo dividido ao meio e com três pontas viradas de cabeça para baixo é um dos mais famosos do mundo. A mesma foi usada por milhares de pessoas nas décadas de 60 e 70, simbolizando a luta contra o armamento nuclear. O famoso simbolo foi criado pelo design britânico Gerald Holtom em 1958 e tem como base as letras “N” e “D” que significam nuclear desarmament”. Mas ela também carrega um significado negativo onde as três linhas de cabeça para baixo associam uma pessoa em desespero. Gerald Holtom até sugeriu uma mudança no simbolo e vira-lo para cima, chegando ao significado “U” e “D”  “unilateral disarmament”, mas já era tarde demais.   Mas nem por isso deixou de ser o simbolo do década de 60 e concomitantemente o simbolo da paz.

Cor branca

símbolos de paz
Bandeira branca
(Foto: Reprodução)

Esse simbolo vem de raízes históricas e não se sabe ao certo quando surgiu. A cor branca sempre foi associada a uma cor bela, pois era a cor que ia contra o negro, associado a escuridão, motivo de grande medo entre as pessoas antigamente. Logo por essa associação as pessoas destacavam o simbolo branco como paz.

Dois dedos levantados em forma de V

símbolos de paz
Sinal da paz
(Foto: Reprodução)

O simbolo que originalmente significa vitoria, também foi associado a simbolo de paz. Mas não sabe ao certo quando e como surgiu, mas o seu significado é claro V, simbolizando “Victory” ou ” Vitória”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.