Fc Noticias

Doença de Tancredo Neves: Resumo de sua história

Durante mais de dezenove anos, o Brasil amargurou uma ditadura militar que em grande parte, impediu o progresso em vários setores brasileiros, e  também desenvolveu outros. A ditadura no Brasil é até hoje vista com muita controvérsia, tendo vários pontos de vista a serem considerados tanto do lado militar como do lado militante.

Aproximando-se do fim desse período da história brasileira, o governo ditatorial estava perdendo sua força e serventia na década de 80. Os movimentos a favor do retorno da democracia enchiam os ideias do povo, principalmente os paulistas e mineiros, estados que compunham a elite política que atuava no país na época.

O movimento paulista conhecido como Diretas Já! foi um clássico exemplo do desejo da democracia as eleições presidenciais por votos diretos. Porém, mesmo com toda a movimentação e inquietação paulista, as eleições diretas ficariam para outro momento. Com uma das mais brilhantes articulações políticas já vistas em nosso país, Tancredo Neves numa chapa com José Sarney para vice presidente, concorreu a presidência da república, mesmo sendo oposicionista aos governantes militares.

A figura de Tancredo Neves ecoava pelos becos das cidades brasileira, devido ao fato de ter estagnado uma imagem política contra o militarismo e a favor da liberdade e da democracia, principalmente em Minas Gerais, onde sua carreira política já era a muito tempo vista pelos mineiros. Assim conhecido, Tancredo Neves seria o primeiro presidente civil eleito desde o início da ditadura.

Apesar de não terem acontecido as eleições diretas, o candidato Tancredo Neves foi eleito presidente da república pelo colégio eleitoral com 480 votos a seu favor, no dia 15 de janeiro de 1985. O candidato já sofria de alguns problemas de saúde antes de sua vitória, tais que podem ter piorado devido a intensa movimentação e discursos promovidos por ele.

Temendo que algo acontecesse caso buscasse tratamento antes da posse, o candidato evitou os conselhos dos médicos e continuou a campanha sem tratamento adequado. Um dia antes de sua posse, Tancredo que já sofria de fortes dores abdominais teve o quadro piorada e teve ser levado as pressas ao hospital. O vice José Sarney assumiu a presidência no dia 15 de março.

Ao passar por sete cirurgias e intenso tratamento médico, Tancredo Neves faleceu por infecção generalizada no dia 21 de Abril de 1985, comovendo o povo brasileiro de tal forma que seu velório foi um dos maiores da história do país, tendo a presença de mais de 2 milhões de pessoas.

Sair da versão mobile