Arroz e feijão é carboidrato

O arroz e o feijão juntos formam a base do cardápio brasileiro, mesmo assim muitas vezes esses alimentos são taxados de engordativos, por serem enquadrados no nicho dos carboidratos. Mas esses dois alimentos tem muito mais a oferecer e são perfeitos inclusive para uma dieta esportiva e saudável.

Feijão

Todos os feijões são ricos em um tipo de proteína chamada faseolamina, principalmente o feijão branco, essa tem a capacidade de inibir em até 20 % a absorção de açucares, além de proporcionar saciedade, sendo com isso duplamente importante no processo de emagrecimento. O feijão é ainda, fonte de Ferro, potássio, vitaminas do complexo B, entre outros minerais importantes.

prato popular
O arroz e o feijão, quando juntos, formam uma poderosa combinação de nutrientes, que pode inclusive ajudar a emagrecer

O Arroz

O Arroz integral, o mais benévolo a saúde, também trás em si um coquetel de vitaminas do complexo B, potássio, zinco e ferro. Também é presente nesse alimento, triptofano e a vitamina B6, que estimula a liberação do hormônio do bem estar, a Serotonina. As fibras também ocupam espaço importante  tanto  na leguminosa quanto do cereal, são as fibras, que diminui a ânsia por guloseimas, além de corroborar para um melhor arranjo intestinal.

Combinando os Dois

Mas é do casamento do arroz com o feijão que nasce o par perfeito. Eles se completam em vários sentidos, os aminoácidos que o feijão tem em abundância, a lisina, falta no arroz, que por outro lado é rico em metionina, essas duas se combinam quanto ajuntadas formando uma proteína de alto valor biológico. Algo semelhante acontece na união de carboidratos, juntos eles convergem para um grande porcentagens de carboidratos de cadeia ramificada, que demora mais para serem metabolizados, e por isso exigem uma maior energia no processo de síntese  o que corrobora para um metabolismo acelerado, fator intrinsecamente ligado ao emagrecimento.

Concluímos com isso, que o arroz e o feijão, ao contrários de que se pensa não é responsável por quilinhos extras, as porções diárias não chegam nem a 100 calorias, isso associado aos carboidratos e proteínas complexas resulta sim no emagrecimento e melhora dos processos metabólicos e mentais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.