Como saber se o dólar é falso?

O dólar é a moeda comercial mais utilizada no mundo, por ser a moeda atrelada ao real é ainda mais importante para o Brasil, o valor do dólar afeta diretamente a economia brasileira, evitar que o dólar aumente é uma questão fundamental.

Um dos problemas provenientes do aumento do valor do dólar é a falsificação, ainda que seja uma parcela pequena desse aumento, ainda exerce influência, de uma maneira resumida, podemos dizer que o Governo estaria produzindo mais dinheiro do que deveria, acontece uma inflação é o valor do dólar sobe.

notas de dólar falsas prejudicam a economia
Foto: reprodução

Existem ainda vários outros motivos, se encontrar com dólares falsos enquanto faz uma viagem internacional, pode ser uma grande problema, além de perde seu dinheiro você ainda pode ser acusado de falsificador, portanto para evitar maiores problemas quanto a isso, confira algumas dicas de como reconhecer se o dólar que está levando é verdadeiro ou falso.

Papel

O papel utilizado para a impressão do dinheiro é diferente dos demais papeis, como a impressão é calcográfica gera um pequeno relevo, que é perceptível ao tato, se a nota estiver completamente lisa é um sinal de que ela é falsa.

Cor

As cores do dólar são cores mistas, não apenas feitas de cores vivas e pálidas, portanto desconfia de cores apenas vivas ou pálidas.

Marcas

Existem três marcas fundamentais que diferenciam a nota do dólar, os fios prateados que podem ser vistos na parte da frente da nota são uma das três marcas fundamentais, esses fios devem ser analisados com um lupa, na maior parte das falsificações esse fio e feito de tinta metálica e separado por pequenos pontos, geralmente falhas na impressão.

As fibras de cor de café são a segundas das marcas, como é misturada ao papel é muito difícil de ser falsificadas, as notas falsas geralmente não apresentam essa marca.

A ultima marca é a mais conhecida é a marca d’água, essa marca produz uma textura diferente no papel e quando posta contra a luz permite ver uma imagem, essa técnica é uma das mais difíceis de serem falsificadas, imantadores tentam com tinta ou cera.

Aparência da nota

As notas falsificas no geral não ficam bem organizadas, e fácil encontrar pontilhados ou imagens sem simetria, o caso mais comum e de números de series desorganizados e separados.

Dicas

Evite fazer o cambio do seu dinheiro com terceiros ou empresas não oficializadas, o mais indicado é procurar um banco para trocar o real pelo dólar, por mais que se gaste algum dinheiro, ainda é o modo mais seguro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.